terça-feira, 6 de agosto de 2019

Maioria dos escoceses apoiaria independência em caso de novo referendo

Resultado de imagem para Maioria dos escoceses apoiaria independência em caso de novo referendo
SAPO
Uma sondagem hoje divulgada revela que 52% dos escoceses apoiariam a independência face ao Reino Unido, enquanto 48% que estariam contra, caso se realizasse um novo referendo.
De acordo com a sondagem, realizada 'online' e pela empresa Lord Ashcroft com uma amostra de 1.019 adultos entre 30 de julho e 02 de agosto, a independência obteria a maioria do apoio depois de subtrair os inquiridos que disseram que não sabiam como votariam ou que não o fariam no caso de um novo referendo.
Tendo em consideração todas as respostas possíveis, o apoio à independência obteria 46%, em comparação com 43% de oposição.
Sobre o pedido de um novo referendo, 47% indicaram que gostariam que fosse realizado nos próximos dois anos, face aos 45% que se opuseram.
No referendo realizado em 2014, 45% dos escoceses rejeitaram a separação do resto do país, mas a vitória do 'Brexit' em 2016, contra a qual a Escócia votou, reabriu o debate sobre a realização de uma nova consulta, ao considerar que a saída da União Europeia não respeitará o desejo dos escoceses.
A chefe do governo autónomo escocês, Nicola Sturgeon, referiu que o "apoio à independência é reforçado dia após dia", à medida que a Escócia "é arrastada para um 'Brexit’ sem acordo", em referência aos planos do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de abandonar o bloco comum em 31 de outubro, mesmo sem um pacto bilateral.
"Esta é uma sondagem fenomenal para o movimento independentista que mostra que cada vez mais pessoas consideram que é hora de a Escócia tomar as suas próprias decisões e forjar o seu próprio futuro como uma nação justa, próspera e com visão para o futuro", salientou Nicola Sturgeon num comunicado.
A líder do Partido Nacional Escocês (SPN, na sigla em inglês) comprometeu-se a promover um novo referendo antes do final da atual legislatura em 2021, embora para isso seja necessário o acordo do executivo britânico que já mostrou a sua recusa.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário