sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Cultura | Festival Internacional de Dança de Águeda, Encontro de danças e culturas proporcionou um grande espetáculo em Águeda


A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com o Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos, promoveu no dia 2 de julho o Festival Internacional de Dança de Águeda que contou com a presença dos seguintes grupos: Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos; Invernada Adulta do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande do Sul, Brasil; Grupo Folkloriko de La Escuela Normal Superior des Estado de Coahuila, México; Zespol Piesni I Tanca “Maly Slask”, Polónia; Associacion Cultural “Soy del Peru”, Peru; Ballet Cultural Argentino, Argentina. 

O evento iniciou com uma reçeção aos grupos participantes no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde perante uma sala cheia o Presidente do Município, Jorge Almeida disse: “Sejam todos bem vindos a Águeda, é para nós uma grande satisfação receber-vos no nosso concelho e dar a todos as boas vindas a Águeda. Estamos certos que será um grande festival e uma partilha de culturas que irá enriquecer todos os presentes.” Durante a cerimónia houve lugar à troca de algumas lembranças entre os diferentes grupos presentes e a Autarquia. 

Pelas 20h45 os grupos partiram da Escola Secundária Marques de Castilho em desfile pelas ruas da cidade tendo como destino o Largo 1º de maio, onde iriam atuar. Assistiram ao festival milhares de pessoas que foram unânimes em dizer que foi um grande espetáculo de dança tradicional e uma enriquecedora partilha de culturas.

De mencionar ainda que o Município de Águeda convidou o grupo Invernada Adulta do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande do Sul a participar no Festival no âmbito da geminação existente e conforme o acordo firmado entre os dois Municípios em 1993. O Município de Águeda estendeu ainda o convite ao Município de Rio Grande do Sul, que se fez representar pelo Sr. Claudio Crosseti e o Sr. Joziel Bonato do respetivo executivo da prefeitura e com quem se realizaram reuniões de trabalho no âmbito do colaboração promovida pela geminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário