sábado, 28 de março de 2020

Aulas em Moçambique na televisão e rádio durante a quarentena pelo covid-19

Surpreendido pela decisão de encerramento de todas as escolas primárias e secundárias em Moçambique o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano está ainda a criar condições para que 8 milhões de alunos possam continuar a estudar em quarentena domiciliar. “Iniciamos esta semana a ter aulas televisivas através da telescola” disse ao @Verdade a porta-voz do Ministério que anunciou para a próxima semana o alargamento das aulas também através da rádio.

O encerramento de todas as escolas públicas e privadas do ensino pré-escolar ao ensino superior, anunciada na sexta-feira passada (20) pelo Presidente da República deixou sem aulas 8,3 milhões de alunos do ensino público primário e secundário. Para agravar a situação a quarentena dos alunos entrou em vigor na segunda-feira (23) sem que os professores tivessem podido fornecer lições e trabalhos para serem feitos durante estes primeiros 30 dias em que estarão em casa.

“Iniciamos esta semana a ter aulas televisivas através da telescola, as aulas do ensino secundário iniciaram esta semana, todos os dias de manhã e nas tardes. Na próxima semana o ensino primário também vai iniciar na telescola durante as manhã e nas tarde passará a ser o ensino secundário”, explicou ao @Verdade a porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, Gina Guibunda.

A fonte reconheceu ao @Verdade que “sabemos que nem todos alunos tem televisão, razão pela qual as escolas não estão encerradas, estão lá professores de forma escalonada, para atender os pais e encarregados de educação para poderem entregar as fichas de exercícios e tudo mais”.

“Para o ensino primário até é mais uma questão de orientação porque os livros tem não só as lições mas também os exercícios para resolver e solucionados. No ensino secundário é um pouco mais difícil porque nem todos os alunos tem livros, mas as aulas acontecem de forma similar, na televisão para aqueles que estão nas cidades ou onde tenham acesso a televisão, mas também nas escolas está lá um grupo de professores”, declarou Gina Guibunda.

Além disso no Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano “está a trabalhar um grupo de professores na preparação de conteúdos para ser disponibilizados através do sítio na internet. A partir da próxima semana a telescola vai ser alargada também a rádio, que tem muito maior cobertura”.

Confira o programa de aulas a ser leccionado na telescola na Televisão de Moçambique:
O @Verdade apurou que adicionalmente, de acordo com a porta-voz do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, “o sector está a pensar num outro plano, para a eventualidade de prorrogação do tempo da quarentena, que é rever o Calendário Escolar como um todo, porque durante este período e mesmo com estas acções de continuidade de aulas à distância nem todas as crianças vão conseguir acompanha-las”.

Quando as aulas foram interrompidas decorria o 1º trimestre do Ano Escolar que iniciou a 31 de Janeiro e está previsto encerrar 13 de Novembro. As primeiras férias trimestrais estavam agendadas para para 4 a 8 de Maio.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário