O Município de Anadia, no âmbito do seu Programa Municipal de Educação Ambiental “Médicos do Planeta”, abraçou a iniciativa “O Mar Começa Aqui”, integrada nas celebrações do Dia Europeu do Mar, que se comemorou no passado dia 20 de maio. Trata-se de uma ação promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que desafia os alunos das escolas a apresentarem um projeto relativo à “maquete” da pintura que pretendem reproduzir em sarjetas/sumidouros, contendo a frase “O mar começa aqui”. Esta mensagem pretende alertar para o facto de que o que se deixa no chão, vai, mais tarde ou mais cedo, parar ao mar.No concelho de Anadia, as Eco-Escolas, designadamente os Centros Escolares de Arcos, Tamengos e Sangalhos, o Colégio Nossa Senhora da Assunção, a Escola Básica e Secundária de Anadia, a Escola Básica de Vilarinho do Bairro e as Escolas Básicas n.º1 da Moita, de Aguim e de Vila Nova de Monsarros, aderiram à iniciativa e veem agora os seus desenhos sujeitos a votação, que decorre na página de Facebook da ABAE até 30 de maio. As pessoas podem votar fazendo “gosto” nas imagens.
Segundo a ideia inicial deste projeto, as pinturas de todas as escolas envolvidas nesta ação deveriam ter sido realizadas no Dia Europeu do Mar. Por causa da pandemia de Covid-19, tal não foi possível, prevendo-se agora que os trabalhos possam vir a ser materializados no próximo ano letivo.
A iniciativa “O Mar Começa Aqui” visa compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral, e da qualidade da água doce e salgada em particular. Pretende também educar para uma cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa, estimular a criatividade dos alunos, e implementar estratégias de cooperação entre escolas e autarquias para a promoção da sustentabilidade.
Recorde-se que as sarjetas de passeio e os sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são também, frequentemente, objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares e beatas.
O Programa Municipal de Educação Ambiental do Município de Anadia procura essencialmente introduzir preocupações de cidadania e sustentabilidade no processo formativo da comunidade escolar e, em paralelo, criar uma dinâmica de corresponsabilização dos atores locais na aquisição progressiva de uma consciência ambiental coletiva e efetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário