segunda-feira, 22 de junho de 2020

Época balnear na Praia da Tocha


Biblioteca de Praia abriu no dia 20 de junho

À semelhança de anos anteriores, a Biblioteca de Praia encontra-se em funcionamento em pleno areal da Praia da Tocha, este ano a partir do dia 20 de junho.
Com 22 anos de existência, a Biblioteca de Praia é um serviço descentralizado e gratuito, de cultura e informação, que o Município de Cantanhede disponibiliza desde 1998, à população local e veraneantes da Praia da Tocha. Este polo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede funciona no areal da Praia da Tocha, durante a época balnear e proporciona aos seus utentes a possibilidade de acederem gratuitamente a livros e filmes em DVD.
No interior da Biblioteca da Praia da Tocha é possível aceder a cerca de 1000 livros de temáticas variadas, para diferentes faixas etárias, a filmes de DVD e ainda aceder gratuitamente à Internet, fixa e móvel.

Os serviços proporcionados por esta biblioteca têm contribuído para a divulgação da Missão da Biblioteca de Leitura Pública na sociedade atual, reforçando o seu papel enquanto importante veículo de cultura, desenvolvimento pessoal, mas também de lazer, fomentando junto dos seus utentes o gosto pela leitura e o apreço pelo livro.
O atual edifício da Biblioteca de Praia, espaçoso e funcional, substituiu o anterior, pequeno e com menos condições, e foi inaugurado no dia 1 de julho de 2008, contribuindo para esta valência da Biblioteca Municipal prestar melhores serviços.
No ano 2019 a Biblioteca de Praia registou a visita de mais de 7.000 utentes, que além da consulta local e requisição de livros infantis, juvenis e de adultos, de jornais e de revistas, puderam participar em atividades de expressão plástica, usufruir de Internet gratuita e visionar filmes de DVD.

Este ano, em resultado da situação provocada pela doença COVID-19, a Biblioteca de Praia funcionará com algumas condicionantes, prestando aos seus utentes um serviço seguro e adequado aos procedimentos recomendados pela Resolução do Conselho de Ministros nº 33-COVID/2020, de 30 de abril de 2020, como estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à referida pandemia.
A Biblioteca de Praia funcionará de 20 de junho a 13 de setembro, no horário 10h00 às13h00 e das 14h00 às18h00. O período de encerramento das 13h00 às 14h00 irá ser utilizado para os procedimentos de desinfeção do mobiliário e equipamentos informáticos. Aos utentes será pedido que se apresentem com máscara individual ou viseira, calçados e higienizem as mãos com uma solução desinfetante à entrada do edifício.
Apesar das restrições decorrentes das medidas de segurança preventivas implementadas no âmbito do Covid-19 e de modo a garantir a segurança dos veraneantes que acedem à Biblioteca de Praia, este serviço continuará a ser uma forma de incentivo à leitura, na sua componente lúdica, permitindo a requisição gratuita de livros, e tendo em conta as várias gerações, haverá leitura disponível para todos os gostos e interesses”, refere o Vice-Presidente da Câmara Municipal, com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, sublinhando ainda “a importância desta iniciativa, que permite aos veraneantes pôr a leitura em dia numa altura que a praia convida a banhos, já que têm esta oportunidade para aceder aos livros que ficaram por ler no resto do ano”.
O número de utentes em simultâneo na biblioteca será reduzido, para que se salvaguarde a distância recomendável de 2 metros entre as pessoas. No interior poderão estar, para além do funcionário, dois utentes de cada vez. No espaço da esplanada, poderão permanecer, em simultâneo 6 pessoas no máximo.
O acesso às estantes dos livros será da responsabilidade dos funcionários e todos os documentos devolvidos pelos utentes serão desinfetados e colocados em quarentena. Pela dificuldade de proceder a uma correta desinfeção deste tipo de documentos, este ano o serviço de hemeroteca (jornais e revistas) não irá funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário