sábado, 24 de abril de 2021

Eco-Escolas de Cantanhede hastearam a Bandeira Verde

 Num gesto simbólico em dois estabelecimentos de ensino

Com o progressivo regresso à normalidade letiva, e em devida articulação com dois estabelecimentos de ensino do concelho, respeitando sempre o plano de contingência e numa ação conjunta para assinalar o Global Action Day e o Dia Mundial da Terra, procedeu-se à entrega dos galardões Eco-escolas, nos dias 21 e 22 de abril, atribuídos às escolas vencedoras, a que se seguiu um hastear simbólico de bandeiras verdes, bem como a entrega do Diploma de Eco Agrupamento ao Agrupamento de Escolas Gândara-Mar. 

O ato simbólico teve lugar na Escola Secundária Lima de Faria, marcada pela presença dos jovens estudantes do secundário, diretor, professores e pessoal não docente, e na Escola EB 2,3 João Garcia Bacelar, do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, onde para além da comunidade escolar participaram também os autarcas de freguesia.

O Município de Cantanhede congratula-se com o sucesso, uma vez mais alcançado com a implementação do programa Eco-Escolas durante o ano letivo 2019/20, e a resposta qualificada dada pelos agentes educativos em parceria com a autarquia, num ano completamente atípico, marcado pela pandemia Covid-19, com tantas dificuldades e constrangimentos ao nível do ensino.

Uma vez mais, a autarquia viu ser galardoados 14 estabelecimentos de ensino do concelho de Cantanhede distinguidos este ano com a Bandeira Verde atribuída pela Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) / Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), no âmbito do programa Eco-escolas.

A Câmara Municipal de Cantanhede enquanto “Município Parceiro Eco-Escolas”, e entidade de suporte na implementação do programa no concelho, assegurou a continuidade do projeto no presente ano letivo, apesar das limitações impostas pela pandemia, mobilizando e apoiando as escolas nesta ação de manifesto interesse pedagógico que reforça a consciencialização de crianças e jovens relativamente à importância do respeito pela natureza e da preservação do meio ambiente. 

Em síntese recordamos as escolas que receberam a Bandeira Verde: Escola EB 2,3/S João Garcia BacelarEscola EB Cantanhede - SulEscola EB/JI de FebresEscola EB1 de Corticeiro de CimaEscola EB1 de CovõesEscola EB1 GesteiraEscola EB1 SanguinheiraEscola EB1/JI de VilamarEscola EB1/JI TochaEscola Secundária Lima-de-FariaEscola Técnico Profissional de CantanhedeJardim de Infância da SanguinheiraJardim de Infância de Corticeiro de CimaProdeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões.

De referir ainda que, as EB de Cantanhede-Sul e EB 2,3 João Garcia Bacelar foram distinguidas com menções honrosas pela sua participação nos temas e desafios do Programa Eco-Escolas. Assim, a EB Cantanhede Sul recebeu uma menção honrosa com a participação no Desafio “Na Minha Casa não Desperdiçamos”, enquanto que a EB 2,3 João Garcia Bacelar recebeu também uma menção honrosa pela participação no Desafio Os Insetos da Horta, no tema Hortas Bio. 

Presente nestes momentos simbólicos de entrega dos galardões e hastear da Bandeira Eco-Escolas 2021, o vice-presidente da Câmara Municipal, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, referiu “a importância deste programa nas escolas do concelho enquanto projeto educativo que privilegia a Educação Ambiental, uma dimensão fundamental da educação para a cidadania, pois implica que sejam mais interventivos, críticos, responsáveis. Este programa é uma forma de induzir estratégias de intervenção na comunidade, baseadas na identificação de problemas e na busca de soluções que visem um dia-a-dia mais sustentável. Uma oportunidade para promover os valores do desenvolvimento sustentável num processo que merece o nosso mais vivo reconhecimento, pois destina-se a criar condições favoráveis à construção de um futuro melhor, com mais qualidade de vida e cada vez melhores índices de sustentabilidade ambiental».

Sublinhou ainda que, “uma Eco-Escola é um agente de mudança, promotor de mais cidadania, e determinante para a consciencialização de que preservar o ambiente e salvar o planeta, a “nossa Casa comum” é uma tarefa de todos, uma responsabilidade de cada um, um compromisso coletivo”

O autarca atribuiu os méritos do resultado global «ao extraordinário trabalho que os alunos, professores e educadores, e mesmo pais e encarregados de educação, realizaram em torno de questões relacionadas com a preservação do meio ambiente, sustentabilidade, assim como ao fomentar uma verdadeira consciência ecológica», concluiu.

O galardão Eco-Escolas resulta da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional “sevensteps”, integrando este trabalho de forma implícita ou explicita na estratégia de educação para a cidadania da escola.

O Eco-Escolas é um programa internacional, que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), um programa coerente e de qualidade que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário