O Município de Silves foi premiado no âmbito das candidaturas apresentadas, em conjunto com 15 escolas do concelho, ao concurso “Eficiência Hídrica na Escola”. O Jardim de Infância do Algoz arrecadou o 3.º prémio e 5000 euros na categoria “Ação”, o Jardim de Infância do Enxerim, foi distinguido com uma menção honrosa e 1500 euros, também nesta mesma categoria, e a Escola EB 2,3 João de Deus recebeu uma menção honrosa na categoria “Monitorização” e um prémio de 1500 euros.
De salientar que, neste contexto, o Município de Silves, coordenador em fase de candidatura, irá proceder, numa próxima fase, a diversas intervenções nas escolas a nível das infraestruturas, tendo em vista um maior e melhor controlo e monitorização dos gastos hídricos, nomeadamente com a instalação de contadores; instalação de válvulas redutoras de pressão; implementação de sistemas de datalogger para controlo de consumos e deteção de fugas; entre outros. O envolvimento das escolas centrar-se-á na dinamização de atividades de educação ambiental e de sensibilização, junto de toda a comunidade escolar, aquisição de equipamento para a promoção dessas ações, controlo estatísticos e reais de consumos hídricos e implementação de boas práticas na utilização de recursos hídricos.
Sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os seus municípios, para a necessidade de monitorizar o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente é o principal objetivo deste concurso, promovido pela APA-Agência Portuguesa do Ambiente em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGEstE – DSR Algarve.
O Município de Silves agradece todo o envolvimento da comunidade escolar neste projeto e felicita as escolas premiadas neste concurso.
+ info sobre as categorias premiadas no concelho de Silves
Categoria Monitorização: Escolas equipadas com dispositivos/sistemas de monitorização de consumos em bom estado, mas sem dispositivos e equipamentos eficientes ou em número insuficiente.
Foram avaliados e valorizados a capacidade atual de monitorizar e, através dela, gerir e reduzir os consumos de água, os esforços na deteção de fugas nas redes prediais e na adoção de dispositivos consumptivos eficientes, através das Medidas previstas na presente Categoria, e também o planeamento, melhoria e implementação futura destas e de outras Medidas e Melhores Práticas nos estabelecimentos escolares ao longo do ano, através do preenchimento do Formulário de Candidatura.
Categoria Ação: Escolas sem sistemas/equipamentos de monitorização de consumos e sem dispositivos eficientes para o uso da água ou em número insuficiente, mas com medidas implementadas de âmbito comportamental e/ou planos de implementação futura de outras Medidas e Melhores Práticas.
Foram avaliados e valorizados os atuais esforços de conhecimento da evolução de consumos e/ou deteção de fugas nas redes prediais mesmo sem sistemas de monitorização e medidas comportamentais em curso para a redução dos consumos de água, e também o planeamento, melhoria e implementação destas e de outras Medidas e Melhores Práticas nos estabelecimentos escolares ao longo do ano, através do preenchimento do Formulário de Candidatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário