Coimbra desafiou à criação de soluções inovadoras com impacto na comunidade que utilizassem Internet of Things (IoT). Projeto Luxifer foi o vencedor e recebeu um prémio no valor de 5.000€ e três meses de incubação.
Com o apoio da equipa do Fikalab, as nove equipas selecionadas desenvolveram os seus protótipos, tirando partido da The Things Network, uma rede sem fios de longo alcance LoRaWAN (Long-range Wide Area Network) com uma cobertura significativa em Coimbra e apropriada para projetos IoT.
Entre os nove finalistas estiveram o Underground scanning, uma aplicação que identifica fugas de água e infiltrações usando sismógrafos, o UrsoVerde - o Amigo Virtual, um dispositivo que monitoriza e aconselha o comportamento, estilo de vida e a participação nos domínios da cidadania, o Sustainable Irrigation, uma plataforma que controla a rega nas zonas verdes públicas de forma a otimizar o consumo de água e o WasteTracker, um dispositivo que capacita o sistema de recolha de resíduos com a monitorização da ocupação em volume de cada contentor.
Na área da monitorização dos transportes, estavam também o GiroBike, uma aplicação que mapeia automaticamente rotas oficiais e não oficiais de e para ciclistas, o Where'smyBUS, uma aplicação móvel para os utilizadores que localiza autocarros em tempo real, o MoCI - Mobile City Interface, uma aplicação que classifica os locais de acordo com a temperatura e a qualidade do ar e localiza transportes públicos e o TrafficLight, um dispositivo que mede o fluxo do tráfego em tempo real e atua no sentido de melhorar a qualidade de vida.
Nuno Pimenta, Diretor de Sistemas de Informação e Inovação da Câmara Municipal de Coimbra, refere que “temos muito gosto em associarmo-nos a iniciativas como o Future City Challenge – Coimbra e a rede comunitária The Things Network (TTN Coimbra) para a Internet of Things (IoT). Atividades de cidadania como esta por parte da Critical Software são relevantes para tornar Coimbra uma cidade cada vez mais inteligente e sustentável, tornando-a mais atrativa para todos os que nela vivem, trabalham, estudam ou a visitam. Este é também um objetivo da Câmara Municipal. Juntar inovação, talento e empreendedorismo é, sem dúvida, um enorme desafio, e por isso felicitamos os vencedores desta competição, bem como as restantes equipas e todos os que para ela contribuíram, pela criação de soluções que representam as dinâmicas das cidades do futuro.”
O vencedor foi anunciado na cerimónia que decorreu hoje, no Convento de São Francisco, em Coimbra, e a equipa vencedora receberá um prémio de 5000€ oferecido pela Critical Software, além do acesso a três meses de incubação no Nest Collective, incluindo mentoria e utilização dos seus espaços e serviços.O Future City Challenge - Coimbra é uma competição promovida pelo Fikalab, laboratório de inovação da Critical Software e reflete a cultura da empresa tecnológica de incentivo ao desenvolvimento de projetos com impacto positivo na sociedade. A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, do Centro de Ecologia Funcional, do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, da Escola Superior Agrária, do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra e do Nest Collective.
A iniciativa foi também desenvolvida para promover o uso da rede The Things Network (TTN), trazida para a cidade pelo Fikalab e pela Critical Software, e à qual se juntou recentemente a Câmara Municipal de Coimbra. A parceria prevê várias ações de colaboração para ambas as partes, incluindo a instalação de uma gateway na Câmara Municipal e outras em locais a definir oportunamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário