O impacto catalisador da juventude como força motriz da transformação dos sistemas alimentares é o mote para 2021.
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) assinalam o Dia Internacional da Juventude com um programa completo de atividades que passam por tertúlias, exposições, brigadas jovens de sensibilização, workshops, showcookings, um bootcamp, entre outras novidades.
O tema das comemorações de 2021, definido pelas Nações Unidas, «Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária», abre espaço a atividades vocacionadas para o aproveitamento de alimentos; economia circular; nutrição, com a utilização de alimentos oriundos de produtores locais, sazonais e com uma pegada ecológica baixa; compostagem, hortas verticais e outros mecanismos em que cada pessoa pode reduzir o desperdício alimentar e produzir os seus próprios alimentos.
O dia 12 de agosto foi declarado como Dia Internacional da Juventude em 1999, após recomendação resultante da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, que teve lugar em Portugal, em 1998. Desde então, tem-se celebrado mundialmente este dia, assinalando o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental.
A juventude tem sido a principal reivindicadora da adoção de medidas e ações políticas de mitigação das alterações climáticas e do esforço e articulação internacional necessários para uma efetiva proteção do planeta.
Os objetivos deste dia que celebra a juventude são de consciencializar para formas de reduzir a pegada ecológica; promover estilos de vida mais saudáveis e ecologicamente sustentáveis; incentivar a juventude a desenvolver ações inovadoras na área da proteção do planeta e da biodiversidade; e conhecer melhor a economia circular.
Conheça o programa nacional de atividades no Portal do IPDJ:
Nenhum comentário:
Postar um comentário