O ator brasileiro Fábio Porchat, conhecido da série humorística Porta dos Fundos, esteve, no dia 2 de fevereiro, na Marinha Grande para gravar cenas alusivas à indústria vidreira, para um episódio da série “Viagem a Portugal”, sobre a obra homónima de José Saramago, que será transmitida a partir de setembro, na RTP1, no âmbito do centenário do nascimento do Nobel da Literatura.
Para esta série de seis episódios, realizada por Ivan Dias, o humorista está a percorrer o País para recriar os relatos da viagem que José Saramago imortalizou no livro “Viagem a Portugal”, escrito há 41 anos, conferindo-lhe um novo e humorístico olhar.
Na Marinha Grande, o apresentador Fábio Porchat foi recebido e guiado pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, para falar sobre a indústria vidreira e a história local. As cenas foram gravadas no património Stephens, compreendendo a Praça Guilherme Stephens, Jardim Stephens e Museu do Vidro. Estiveram ainda na antiga Fábrica Escola Irmãos Stephens, recordando o local onde José Saramago terá passado, tal como é referenciado no livro.
A referência à Marinha Grande vai ainda ser feita nas filmagens que foram registadas na empresa Vidrexport, onde Fábio Porchat foi conduzido pelo sócio-gerente Hermenegildo Santos, para mostrar a produção de vidro soprado manualmente e o calor em redor dos fornos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário