quarta-feira, 2 de novembro de 2022

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 27, NOVEMBRO 2022

 

A ADASCA trás mais uma vez a público a edição do seu Boletim InfoADASCA, edição nº. 27 para o mês de Novembro.

Procuramos sempre inserir temas vs artigos de interesse público. Desta vez:

- Editorial: Obrigado!

- Cientistas Comprovam Eficácia de Técnicas Oticas no Diagnóstico Precoce de Cancro,

- Crise Energética,

- Micróbios: Esses Pobres Seres Mal-Amados

- Pequenos e Muito Pouco Stressados.

Todos da autoria de professores universitários. Não é fácil manter um Projecto Editorial com esta dinâmica, num País que só tem garganta, vive mais de aparências do que de acções concretas. Não somos mais do que os outros, somos iguais a nós próprios, procuramos fazer diferente, para evitar cair na rotina ou em ciclos viciosos. Sabemos o que cremos, para onde vamos, com objectivos concretos. Necessitamos com urgência de uma Sede com as devidas condições, quer para os dadores, equipa médica e órgãos directivos.

Francamente, pensávamos nós, com a edição deste humilde Boletim informativo, os dadores manifestassem as suas preocupações, desagrados, anseios e opiniões, exactamente como o fazem através dos telefonemas.

Assistimos a comportamentos estranhos, passivos, está tudo bem, quando na verdade não está. Somos nós que contribuímos (ADASCA) todos os dias, para que não falte sangue nos hospitais. O IPST mantém uma relação distante (por vezes exigente), olha para mais os seus objectivos do que, para quem tudo tem dado aos longos dos 16 anos. É a cultura típica portuguesa, com uma boa dose de ingratidão.

Como cidadão e dirigente associativo temo pelo futuro da dádiva de sangue em Portugal. Existe uma manta de interesses instalados no mundo da dádiva de sangue. Sabendo o que hoje sei, não teria avançado com projecto que deu origem a esta associação.

Promovemos eventos nunca antes realizados, que incomodaram e ainda hoje incomodam determinados oportunistas, que deambulam pelo mundo da dádiva de sangue, quais donos disto tudo de norte a sul.

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário