terça-feira, 15 de março de 2022

Castelo de Porto de Mós, dinâmicas de crescimento

 

Desde finais de 2019, o Castelo de Porto de Mós tem tido um número crescente de visitantes, nomeadamente em idade escolar e em contexto escolar. Ao fim de três anos, a aposta na criação do Serviço Educativo está amplamente ganha. Com o objetivo de dar respostas adaptadas aos mais diversos públicos, onde se incluem escolas, famílias, grupos com necessidades educativas especiais, o castelo orienta as suas dinâmicas para a educação e sensibilização para o património, de forma pedagógica e divertida, recorrendo a visitas, oficinas, jogos e trabalhos de expressão artística.

Em 2020, o Castelo de Porto de Mós foi visitado por 294 alunos em visitas de estudo. Mais de 60% dos mesmos, pertenciam a escolas do concelho.


Em 2021, o Castelo recebeu 1076 alunos, apenas no âmbito de ações educativas. 636 crianças do concelho participaram no projeto artístico-pedagógico “O Nosso Castelo”, uma parceria entre o município e o grupo de teatro Leirena.

440 alunos participaram em visitas de estudo, 85% dos quais oriundos de escolas de Porto de Mós, a maioria integrante do 1º ciclo do ensino básico.

 


2020                                                                2021

 

                                                                          


Em 2022, já sem os constrangimentos severos da pandemia, até à presente data, o castelo recebeu 323 visitantes escolares (30% do 1º ciclo e 70% do 3º ciclo do ensino básico), estando agendadas mais seis visitas de estudo, que representam cerca de 170 alunos. Esta ação pedagógica está a transpor as muralhas e a desenvolver novas atividades noutros locais, nomeadamente na Via Romana do Alqueidão da Serra e no âmbito de outras iniciativas do Município de Porto de Mós, como são exemplo os ATL e a Semana da Educação.


Não deixe de fruir o património e aproveite as novas dinâmicas.

 

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário