Os alunos da turma do 9.º B do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova estiveram na capital espanhola nos dias 19 e 20 de maio, numa visita de estudo que incluiu um intercâmbio com duas turmas de um estabelecimento de ensino do Barrio de Loranca, nos arredores de Madrid, com quem já tinham sido realizados contactos online durante as aulas de espanhol. “Esta visita, que teve a troca de experiências no âmbito do Eco-Escolas como pano de fundo, decorreu para além das expectativas”, revelam as professoras Ana Rita, de Espanhol, e Madalena Catarino, coordenadora do projeto Eco-Escola. “Depois de trocarem exemplos de práticas inovadoras no âmbito do Eco-Escolas, em ambas as escolas, guiaram-nos numa caminhada ambiental num parque agrário, sustentável, que foi construído em terrenos baldios, no limite urbano de Loranca”. Esta horta comunitária experimental foi dinamizada pela Câmara Municipal e habitantes da localidade. O Parque do Lago de Loranca esteve também na rota dos alunos que aproveitaram para participar em atividades de imersão linguística, sempre com o meio ambiente e envolvente como tema.
O balanço da atividade é muito positivo: “Alunos espanhóis e portugueses comunicaram como se há muito se conhecessem, desbravando barreiras linguísticas e culturais, provando que apesar das diferenças entre culturas e território, se conseguem encontrar muitas semelhanças, que, mais do que nos afastar, nos aproximam. Não nos largaram e connosco ficaram até à hora de regresso a Portugal, ao final da tarde”, acrescentam as docentes. A visita a Madrid incluiu ainda passagens pelo Museu Rainha Sofia, onde puderam contemplar, entre outros quadros, o "Guernica" de Pablo Picasso que tinha sido recriado pelos alunos no primeiro período no âmbito do projeto DAC - "Un paseo por el arte", estando o resultado final exposto no Bloco C da Escola Pedro da Fonseca; passearam pelo centro de Madrid, na zona circundante do Palácio Real e Catedral de Almudena, onde se casaram os atuais Reis de Espanha; e pelo o Estádio Wanda Metropolitano. “Para todos os estudantes a experiência revelou-se riquíssima! Para nós professores, portugueses e espanhóis, foram momentos de partilha inovadores, com vontade de repetir e tornar este projeto ainda mais rico, com mais tempo!”, sintetizam Ana Rita e Madalena Catarino.
É a terceira vez que o Plano Inovador e Integrado de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu), agora na sua versão 2.0, na medida Conhecer +, do Município de Proença-a-Nova, apoia financeiramente visitas a instituições de ensino estrangeiras, neste caso, espanholas, em atividades de intercâmbio para alargar horizontes, conhecer novas realidades escolares e, acima de tudo, motivar-se para o ensino. “Os frutos recolhidos são evidentes! Não só os nossos alunos do AE de Proença-a-Nova vêm mais ricos, como deixamos um pouco de Proença-a-Nova aos companheiros espanhóis! A todos os que permitiram que esta visita acontecesse, muito obrigada!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário