segunda-feira, 12 de setembro de 2022

No passado dia 10 de setembro, Biblioteca de Cantanhede acolheu a conferência O Desafio de Viver em Sociedade – A convivência como desafio

 

Mais de três dezenas de pessoas participaram no passado sábado, dia 10 de setembro, na conferência O Desafio de Viver em Sociedade – A convivência como desafio, numa sessão que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal.

Sob coordenação de Carlos Ramos, formador do Curso de Filosofia do Ocidente e Oriente da Nova Acrópole e vice-diretor na Nova Acrópole em Coimbra, onde também é responsável pela dinamização de atividades na área de voluntariado ecológico e social, a iniciativa contou ainda com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, entre os inúmeros participantes.

Durante a iniciativa, o conferencista abordou temáticas relacionadas com o mundo atual e com as dificuldades que se colocam às sociedades de todo o mundo no decurso das suas vivências. Segundo o orador “é importante refletirmos acerca do nosso papel e como nos inserimos na sociedade, para que mais conscientes, possamos caminhar individualmente e coletivamente no sentido de um maior respeito, compreensão e união.” A este propósito, todos os presentes foram convidados a fazerem uma reflexão sobre o desafio que significa viver em sociedade e os caminhos que cada um pode percorrer para enfrentar as dificuldades que surgem à Humanidade.

As diferenças religiosas, raciais, sociais, culturais e de sexo, que são cada vez mais motivos de separação, diferenciação e marginalização social, deverão tornar-se possibilidades de crescimento pessoal e de aperfeiçoamento da humanidade. Indagar e conhecer as causas e os fatores que geram separação e conflito são de vital importância para uma vivência pacífica e enriquecedora.

Sobre a Nova Acrópole

A Nova Acrópole é uma associação cultural internacional sem fins lucrativos, que tem como missão promover atividades culturais e sociais nos mais diversos campos. Esta organização integra pessoas de todas as idades, etnias, níveis socioculturais e nacionalidades.

Fundada em 1957 pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi, em Buenos Aires, Argentina, a Associação Nova Acrópole tem-se preocupado, especialmente, com a formação filosófica dos jovens, adaptada à época atual, de uma forma independente e alheia a qualquer influência religiosa, política ou socioeconómica.

Atualmente, a Associação Cultural Nova Acrópole está presente em mais de 50 países do mundo, reunindo mais de quinze mil membros ativos e centenas de milhar de simpatizantes que se exprimem em mais de dezoito idiomas e representam uma vasta gama de confissões religiosas, origens étnicas e heranças culturais, oferecendo um magnífico exemplo de coexistência fraterna e mútua compreensão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário