quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Os feriados, as pontes e os fins de semana alargados. Saiba com o que pode contar em 2023

Já chegou o outono, depois outubro e, contas feitas, faltam pouco mais de dois meses para o Natal e, depois, para o Fim de Ano de 2022. Com 2023 já à espreita, chega assim mais um ano com 365 páginas em branco para preencher com trabalho, mas também com dias de descanso e lazer, para se passarem entre amigos e família.
E para descansar, melhor é começar já a fazer as contas dos dias a marcar para as próximas férias, conhecendo quais as datas a ter em conta, de forma a aproveitar ao máximo os períodos de pausa a que tem direito. A estes juntam-se ainda os feriados municipais.
Uma análise ao calendário para 2023 denota cinco fins de semana prolongados, com um feriado a calhar à sexta ou à segunda-feira: abril, maio e dezembro (com três fins de semana prolongados neste mês, devido à Restauração da Independência, Dia da Imaculada Conceição e o Natal).
Já quanto a possíveis pontes, verificam-se possibilidades nos meses de abril, junho, agosto, outubro e novembro. Em fevereiro, para todos os trabalhadores que tenham tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, que se assinala a 21 de fevereiro de 2023, há a possibilidade de ponte e de a segunda-feira, 20, ser dia de descanso adicional.

Feriados Nacionais
1 de janeiro: Ano Novo (domingo)
7 de abril: Sexta-Feira Santa (sexta-feira)
9 de abril: Páscoa (domingo)
25 de abril: Dia da Liberdade (terça-feira)
1 de maio: Dia do Trabalhador (segunda-feira)
8 de junho: Corpo de Deus (quinta-feira)
10 de junho: Dia de Portugal (sábado)
15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora (quinta-feira)
5 de outubro: Implantação da República (quinta-feira)
1 de novembro: Dia de Todos os Santos (quarta-feira)
1 de dezembro: Restauração da Independência (sexta-feira)
8 de dezembro: Dia da Imaculada Conceição (sexta-feira)
25 de dezembro: Natal (segunda-feira)

Fins-de-semana prolongados
Abril: Fim-de-semana de 7 a 9 (Sexta-feira Santa)
Maio: Fim-de-semana de 29 de abril a 1 de maio (Dia de Portugal calha a uma segunda-feira)
Dezembro: Fins-de-semana de 1 a 3 (Restauração da Independência), de 8 a 10 (Dia da Imaculada Conceição) e de 23 a 25 (Dia de Natal calha a uma segunda-feira)

Pontes
25 abril: O feriado que assinala o Dia da Liberdade e a Revolução dos Cravos calha a uma terça-feira, permitindo ponte e a segunda-feira de descanso.
8 junho: No Dia do Corpo de Deus, assinalado em 2023 a uma quinta-feira, pode permitir fazer ponte e assim ter a sexta-feira de descanso ‘colada’ ao fim-de-semana.
15 de agosto: Dia de Assunção de Nossa Senhora, assinalado a uma quinta-feira, abre possibilidade a que seja gozada ponte, e assim conseguir quatro dias de descanso seguidos.
5 de outubro: Com o feriado da Implantação da República a cair a uma quinta-feira, pode gozar-se ponte na sexta-feira seguinte.
1 de novembro: O Dia de Todos os Santos celebra-se em 2023 a uma quarta-feira, permitindo eventual gozo de ponte de dois dias.

Multinews

Nenhum comentário:

Postar um comentário