Cantanhede vai dispor em breve de um Espaço Cowork, no âmbito da candidatura
“Demonstração e Inovação para adaptação às alterações climáticas da Região de Coimbra”, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra e da qual são ainda parceiros os municípios vizinhos da Mealhada e Mira.
A proposta de protocolo de colaboração entre estas entidades foi aprovada quarta-feira, 20 de setembro, na reunião do Executivo Municipal.
De acordo com o documento, esta candidatura enquadra-se no âmbito no Plano de Recuperação e Resiliência e “pretende promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas, designadamente através do teletrabalho, como potenciador da melhoria da conciliação da vida pessoal e profissional e reforço da atratividade do trabalho em funções públicas”.
“Por outro lado, e quanto aos modelos de trabalho, seguindo o princípio de que o teletrabalho é uma modalidade de prestação que deve sempre representar uma opção do(a) trabalhador(a), esta é encarada como uma oportunidade de promover a descentralização e desconcentração gradual da Administração Pública, modificando o paradigma de prestação de trabalho a partir de um único local. A utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui decisivamente para a facilitação do trabalho à distância”, pode ler-se ainda.
Desta forma, os Espaços Cowork podem constituir um mecanismo de fixação de postos de trabalho em regiões menos populosas, bem como potenciar a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar e prevenir o absentismo, promovendo condições que não agudizem as assimetrias sociais de género preexistentes.
De acordo com o enunciado do protocolo, caberá à CIM Região de Coimbra assegurar a gestão técnica, administrativa e financeira da candidatura e garantir a concretização dos seus objetivos, comunicar aos demais parceiros toda a informação necessária para a gestão e execução do projeto, ser o interlocutor único e em representação dos parceiros junto das autoridades competentes no âmbito da candidatura aprovada, assim como monitorizar e acompanhar as intervenções dos parceiros.
Já ao Município de Cantanhede compete obter os licenciamentos, pareceres e autorizações prévias necessários para a criação e funcionamento do respetivo Cowork, suportar os custos inerentes ao bom funcionamento do espaço de Cowork, bem como alocar os recursos humanos necessários, nomeadamente no que respeita ao apoio técnico, à análise e resposta das pretensões recebidas e à disponibilização do espaço.
Paulo Cardantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário