Projeto Rios, coordenado em Portugal pela ASPEA, foi selecionado para receber a bolsa da Fundação FAM referente a iniciativas de alto impacto social e ambiental, o que permitirá capacitar mais pessoas e criar mais recursos na literacia e proteção dos ecossistemas ribeirinhos.
De acordo com o regulamento do Fundo de Financiamento FAM, anualmente são avaliados projetos de um conjunto de organizações com base em evidências de iniciativas inovadoras de alto impacto de organizações especialmente nos ODS 3, 4, 6 e 14, tendo o “Projeto Rios” sido um dos projetos selecionados para o “FAM Grants”;
Para a gestora do Projeto Rios, Joana Diniz, receber o apoio da Fundação FAM, através do reconhecimento e do financiamento deste projeto, é essencial para capacitar mais pessoas e criar mais recursos na literacia e proteção dos ecossistemas ribeirinhos, permitindo fortalecer e alargar a ação do projeto no território nacional.
O Projeto Rios tem vindo a atuar na conservação dos espaços fluviais, através da mobilização de grupos voluntários e adotantes de troços de rios e ribeiras que, com ações de melhoria e de monitorização dos troços adotados, contribuem para a resolução da problemática, de âmbito nacional e global, relacionada com a perda de biodiversidade, a alteração e deterioração da qualidade dos rios e a falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral às paisagens naturais.
O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, realça que a Associação Portuguesa de Educação Ambiental assumiu o compromisso de coordenação nacional do Projeto Rios em 2006. Desde então têm sido dinamizadas várias saídas de campo, cursos de formação, palestras, criação de recursos didático pedagógicos, ações de apoio os grupos adotantes e produzidos vários materiais de divulgação de literacia sobre os rios e ribeiras de Portugal, entre outras ações.
Os objetivos do Projeto Rios vão de encontro com à proposta das Nações Unidas no âmbito do marco dos ODS, da Carta da Terra, assim como da Diretiva Quadro da Água e Diretiva Habitats. Concretamente, as atividades financiadas pelo “FAM Grants” são:
- Desenvolvimento do WebSIG do Projeto, criando mais e melhores mapas de visualização sobre informação recolhida nas campanhas de monitorização levada a cabo pelos grupos adotantes.
- Divulgação do WebSIG do Projeto Rios à comunidade, ações de formação de monitores do Projeto Rios, apoio à utilização das novas ferramentas nas saídas de campo, evento de apresentação do WebSIG, e encontro nacional de monitores do projeto.
Sobre a FAM
A Fundação FAM é uma fundação portuguesa criada em 2020 por Ana Mendonça, cuja missão é a “proteção do mar e de todos os recursos de água naturais assegurando o seu futuro, através da promoção do seu conhecimento pelo desenvolvimento de iniciativas educativas, ambientais ou científicas em Portugal e no Mundo”. Investindo em investigação, conhecimento e em impacto social e ambiental positivo e mensurável, procuram organizações e projetos que possam trazer a sua missão à realidade dos contextos locais.
Sabe mais sobre a Fundação FAM aqui.
Sobre a ASPEA
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 30 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas de educação ambiental em diversas temáticas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de atores e públicos, nas formas de ação educativa formal, não-formal e informal.
A ASPEA tem a sua sede em Lisboa e núcleos em Aveiro, Braga, Bragança, Viseu e Açores.
A associação coordena e participa em projetos Nacionais financiados pelo Fundo Ambiental e autarquias, e outros internacionais no âmbito de programas financiados pelo ERASMUS+, LIFE, EEA Grants e Fundo Especial da CPLP.
Coordena ações de formação acreditadas para professores e para a população em geral, organiza Conferências Nacionais (Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, Jornadas de Art'Ambiente, etc.) e internacionais como o Congresso Lusófono de Educação Ambiental, e é membro afiliado das seguintes redes internacionais: Rede Lusófona de Educação Ambiental, Ponto Focal Carta da Terra, Fundação Caretakers of the Environment e Rede Let's take care of the Planet.
Coordena o grupo da Agência Jovem de Notícias em Portugal e, desde 2017, realiza um programa de voluntariado ambiental mensal para o público em geral e também ações de RSC para empresas.
A ASPEA representa a CPADA no acompanhamento da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, bem como faz parte do grupo de Observadores Consultivos da CPLP.
Sabe mais sobre o Projeto Rios e acompanha todas as nossas atividades em: site e facebook
Junta-te à comunidade Projeto Rios!
Sílvia Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário