O Centro Empresarial da Marinha Grande acolheu esta sexta-feira, 17 de novembro, a terceira reunião do Comité de Acompanhamento da autoridade de Gestão do Programa temático Inovação e Transição Digital - COMPETE 2030.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, admitiu que “a tradição industrial existente no concelho da Marinha Grande, com o empreendedorismo dela resultante e que se reflete também nos serviços de design e engenharia, que potenciam a capacidade das empresas da região, só é possível graças à importância dos Fundos Europeus. Só deste modo é possível que as empresas da região sejam mais inovadoras e competitivas”.
O presidente Aurélio Ferreira acrescentou que “as competências há muito aqui instaladas, serão uma boa montra para a premissa do Ano Europeu das Competências. O trabalho e o apoio do COMPETE 2030 e dos Fundos Europeus será o trampolim e o complemento para garantir o sucesso futuro da Marinha Grande e zona envolvente”.
O presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030, Nuno Mangas, justificou a escolha da Marinha Grande para a realização da reunião pela “sua atividade empresarial e presença de indústria empregadora”, que faz desta região “um território que tem uma forte vocação empresarial”.
A reunião contou ainda com a presença de representantes de diversas entidades, nomeadamente, DG Regio, DG Emprego da Comissão Europeia, Agência para o Desenvolvimento e Coesão, NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria, entre outras instituições.
Para além da troca de informações, os membros do Comité de Acompanhamento visitaram alguns projetos executados com apoio de Fundos Europeus, no âmbito do COMPETE.
O COMPETE 2030, o programa atual em vigor, aprovado pela Comissão Europeia para o período de 2021-2027, dispõe de uma dotação de 3.904 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos essencialmente nas regiões do Norte, Centro e Alentejo, dos quais 3.504 Milhões de euros FEDER e 400 Milhões de euros FSE+. O Comité de Acompanhamento do COMPETE 2030 é o órgão responsável por monitorizar e supervisionar a implementação e o progresso dos projetos financiados.
Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário