Para dar a conhecer em detalhe o programa “Astronauta por um Dia”, uma iniciativa da Agência Espacial Portuguesa, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro promove uma conversa com as duas alunas da Região de Aveiro que já participaram nesta iniciativa. O evento acontece no domingo, 4 de fevereiro, às 15h00, no auditório da Fábrica.
A iniciativa Astronauta por um Dia é promovida pela Agência Espacial Portuguesa e é dirigida a todos os jovens estudantes portugueses, entre os 14 e 18 anos, que tenham vontade de experimentar estar no Espaço.
Para dar a conhecer em detalhe este programa, a Fábrica Centro Ciência Viva promove uma conversa com Maria Neto e Eleonora Ruas, as duas únicas jovens “astronautas” da Região de Aveiro que já participaram em edições anteriores do “Astronauta por um Dia”. Elas vão relatar e partilhar todos os pormenores da experiência de viver em micro-gravidade e da preparação que tiveram para poderem fazer voos parabólicos.
Vão ainda informar e esclarecer questões a todos os jovens que pretendam também concorrer e ser finalistas do Astronauta por um Dia.
Esta conversa destina-se jovens que estejam a frequentar o ensino básico ou secundário, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos, e que frequentem, no máximo, o 11.º ano de escolaridade no corrente ano letivo. A participação na conversa é gratuita, mediante inscrição através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt.
Este é já o terceiro ano consecutivo em que a Agência Espacial Portuguesa vai dar a 30 jovens estudantes portugueses a oportunidade de flutuarem como astronautas, sendo que o voo de gravidade zero acontece a 29 de setembro em Beja, na Base Aérea n.º 11 da Força Aérea Portuguesa. Mais informações sobre esta iniciativa podem ser consultadas em www.astronautaporumdia.pt.
*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário