O périplo pelas freguesias, no âmbito das reuniões de câmara descentralizadas no ano de 2024, arrancou ontem, dia 11 de janeiro, na freguesia de Porto de Mós.
A grande novidade do dia foi a aprovação da candidatura da Casa dos Calados, pelo Programa Operacional do Centro (Centro 2020) *, o que se traduz na comparticipação da obra em cerca de 1,5 milhões de euros. As obras de requalificação da Casa dos Calados, no Juncal, arrancaram em março de 2022 e prevê-se que o espaço seja inaugurado no primeiro semestre de 2024.
As reuniões de câmara descentralizadas, que percorrem mensalmente as freguesias do concelho, voltam, nesta edição, a incluir visitas ao terreno, acompanhadas pelo executivo municipal e pelo executivo das juntas de freguesias, com vista à avaliação e identificação de problemas e propostas de soluções, no terreno.
Na esfera da reabilitação urbana, destaque para o projeto de revitalização do acesso à Ecopista, na Rua da Pevide, Corredoura, que engloba a demolição das ruínas, a nivelação e alcatroamento da via e a criação de bolsas de estacionamento que darão apoio aos visitantes da ecopista.
Seguindo em direção à Área de Localização Empresarial de Porto de Mós, e dando continuidade à estratégia de desenvolvimento da mobilidade suave, pretende-se criar uma via pedonal de ligação entre a localidade da Corredoura e o parque empresarial, na via direita, sentido Norte/Sul, com o objetivo de permitir o usufruto daquele troço em segurança, nomeadamente, por parte das pessoas que ali trabalham.
No lugar da Fonte dos Marcos, o cruzamento da Azinhaga/Escorial volta a estar em análise. O novo projeto de requalificação do espaço inclui o alargamento das vias, definindo melhor os limites do cruzamento e facilitando a circulação dos veículos, em segurança.
Também na Rua da Bica, Fonte do Oleiro, o objetivo é tornar a circulação de pessoas e veículos mais segura, prevendo-se a demolição do edificado que se situa entre as duas vias, possibilitando, depois, o alargamento da estrada e a construção de passeios e acessos às habitações.
A comitiva visitou, ainda, o Cemitério da Fonte do Oleiro, que recebeu obras recentemente, e a Valicova, que terá brevemente casas de banho públicas para os visitantes do espaço.
O plano da visita não descorou o associativismo. Destaque para a visita às instalações renovadas do CCDR D. Fuas; ao Fórum Cultural, que alberga, nesta momento, atividades de cinco associações diferentes e a ADP que terá, dentro de pouco tempo, o campo de futebol sintético disponível para utilizar. Este projeto regressa à sua ideia original e será construído no terreno municipal, contíguo às instalações da ADP.
O ponto alto do programa foi a visita ao novo hotel, Dolinas, em fase final de construção. O novo alojamento da sede de concelho, terá cerca de 100 quartos, piscinas panorâmica interior, restaurante e sala de eventos com capacidade para 300 pessoas, mas o fator diferenciador é a parede de escalada indoor que o torna o único hotel no mundo com esta oferta. A par da prática de escalada para adultos e crianças, o hotel, totalmente virado para o turismo de natureza, terá disponível o serviço de limpeza e estacionamento de bicicletas, espaço vocacionado para os amantes da prática do BTT e ciclismo.
O investimento de quase 20 milhões de euros, liderado pelo empresário José das Neves Cardoso, vem, assim, dar resposta ao investimento turístico público e privado que tem sido concretizado ao longos dos últimos anos no território de Porto de Mós.
* Programa Operacional Regional do Centro, Eixo Prioritário Competitividade e Internacionalização da Economia Regional (COMPETIR), através do Fundo europeu para o Desenvolvimento Regional (FEDER) no valor 1 547 523,70€.
Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário