quarta-feira, 13 de março de 2024

Aveiro | Começou obra para corrigir aluimento na Avenida D. Manuel de Almeida Trindade; Edifício da PSP é palco de espetáculo inédito; Aveiro recebe espetáculo de uma das mais notáveis vozes do teatro atual

 I – Começou obra para corrigir aluimento na Avenida D. Manuel de Almeida Trindade
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) informa que teve início a obra de reabilitação do coletor de águas pluviais na Avenida D. Manuel de Almeida Trindade, num novo investimento no valor de 90.781,09€, a executar no prazo de um mês pela empresa Armando & Fátima Empreiteiros, Lda..
Os trabalhos incidem na correção do aluimento que se verificou numa das faixas de rodagem da Avenida junto ao ISCIA e ao Parque de Feiras e Exposições de Aveiro e que obrigou a um elaborado projeto de execução para corrigir um problema complexo no coletor de águas pluviais.

II – Edifício da PSP é palco de espetáculo inédito
A performance de Flávio Rodrigues e Maria Fonseca terá lugar no Salão Nobre da PSP de Aveiro. Um espetáculo no âmbito do ciclo Sobretudo, que apresenta criações artísticas em locais inesperados.
Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura apresenta esta sexta-feira, dia 15 de março, às 21h30, um espetáculo performativo e visual inédito no Salão Nobre da PSP - Comando Distrital de Aveiro. A performance, que está a cargo dos bailarinos Flávio Rodrigues e Maria Fonseca, faz parte do ciclo Sobretudo, uma iniciativa que propõe a apresentação de criações artísticas em locais inesperados. Este Inverno já foram apresentados espetáculos na fábrica da Vista Alegre e na Biblioteca da Universidade de Aveiro.
Flávio Rodrigues e Maria Fonseca têm em comum o facto de serem bailarinos com um percurso paralelo nas artes visuais. Para esta performance, os artistas conceberam previamente uma partitura a que irão dar forma no Salão Nobre da PSP, numa criação que foi pensada especificamente para o local, tirando partido de uma mesa de grandes dimensões que ocupa o centro deste espaço
Um espetáculo com movimento, desenho e som, em que o papel, o carvão, a beterraba e outros objetos formarão a base de uma atuação onde o corpo será a força motriz de uma intervenção com uma grande carga visual.
Esta estreia é a primeira colaboração dos dois artistas e surge a convite do curador do ciclo Sobretudo, Miguel Moreira, da associação Útero, que em 2023 selecionou Flávio Rodrigues e Maria Fonseca para a exposição coletiva “bailarinos e coreógrafos que desenham e pintam”, no Teatro Viriato, em Viseu, com outros cinco criadores.
Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024: https://www.aveiro2024.pt/pt/programa/

III – Aveiro recebe espetáculo de uma das mais notáveis vozes
do teatro atual
Angela (a strange loop), a nova criação de Susanne Kennedy, tem como personagem principal uma mulher cuja vida se desenrola diante dos espectadores. O espetáculo integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Uma das mais notáveis dramaturgas da sua geração estará no Teatro Aveirense com um novo espetáculo. Susanne Kennedy irá apresentar Angela (a strange loop) no dia 20 de março, às 21h30, num evento integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Para esta nova criação, a encenadora alemã voltou a colaborar com Markus Selg, artista multimédia com quem trabalha há quase uma década. Juntos, conceberam um espetáculo onde a vida de uma mulher se desenrola diante dos espectadores, num lugar que se transforma constantemente, alternando entre o real e o virtual.
Angela (a strange loop) é uma alusão à crescente exposição online da sociedade e à forma como as mulheres se representam e são representadas neste universo. A peça procura, ao mesmo tempo, sublinhar a própria natureza do teatro enquanto simulação do real. O que significa ser autêntico, quais os limites para a partilha da intimidade, que fronteiras se devem definir entre o privado e o público são algumas das questões levantadas, numa viagem que se transforma numa reflexão sobre a natureza das nossas existências.
O espetáculo de Susanne Kennedy teve a sua estreia no Kunstenfastivaldesarts (Bélgica) e, desde então, tem sido apresentado em encontros como o Festival d’Avignon (França), o Wiener Festwochen (Áustria) e o Romaeuropa Festival (Itália), entre outros.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário