Lançamento da Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade aconteceu hoje no Estoril. O objetivo é a partilha de informação e projetos de investigação conjuntos entre as várias regiões de turismo.
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) tornou-se hoje um dos fundadores da Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade, uma iniciativa que visa a partilha de informação e o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos entre as regiões turísticas do país. A cerimónia de lançamento teve lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, numa iniciativa organizada pelo Turismo de Portugal.
A sessão, em que participou Anabela Freitas, Vice Presidente da Turismo Centro de Portugal, incluiu a assinatura do protocolo de colaboração para a criação da Rede. Esta é constituída pelo Turismo de Portugal, representada no evento pelo Presidente, Carlos Abade, pelas Secretarias Regionais do Turismo dos Açores e da Madeira e pelas cinco entidades regionais de turismo do continente: Turismo do Porto e Norte, Turismo Centro de Portugal, Turismo de Lisboa, Turismo do Alentejo e Turismo do Algarve.
Durante a cerimónia, Francisco Dias, coordenador do OSTCP, teve oportunidade de apresentar o projeto do Centro de Portugal aos restantes parceiros da rede.
Compromissos e metas
No protocolo, os parceiros comprometem-se a desenvolver os Observatórios Regionais de Turismo Sustentável, alocando os recursos necessários para a sua atividade, desenvolvendo projetos de investigação conjuntos e partilhando os resultados das investigações. Entre as medidas acordadas, destaca-se também a definição de métricas padrão para monitorizar a sustentabilidade no turismo.
No âmbito da cooperação internacional, os parceiros preveem colaborar ativamente com a Rede de Observatórios da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (INSTO), promovendo a troca de conhecimentos e boas práticas com observatórios internacionais congéneres e participando em projetos da UNWTO relacionados com turismo sustentável.
A rede INSTO é uma iniciativa da UNWTO, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo. O objetivo é auxiliar os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia.
O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal é membro da rede INSTO desde novembro de 2023. Ser membro da INSTO implica o compromisso de monitorizar e medir a atividade turística e os seus impactos em onze áreas temáticas principais: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão de águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática. Os progressos em cada uma destas áreas são reportados anualmente.
Anabela Freitas destaca a importância da rede formalizada hoje. "A Rede de Observatórios Regionais de Sustentabilidade é uma iniciativa muito positiva, que vai possibilitar uma integração maior das informações sobre a atividade turística no país, permitindo colmatar lacunas que existem a esse nível. É difícil gerir e tomar decisões quando a informação é escassa. O conhecimento resultante desta colaboração irá, seguramente, ser uma mais-valia para os empresários e para as instituições públicas ligadas ao turismo. Assim, poderemos promover um turismo mais sustentável e resiliente, beneficiando as comunidades locais e preservando os nossos recursos naturais”, considera.
Monitorizar o turismo no Centro de Portugal
O OTSCP - Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria. A sua missão consiste em monitorizar todos os aspetos relacionados com o turismo na região, fornecendo informações de valor às empresas e organizações. Desta forma, constitui um apoio fundamental à tomada de decisão dos protagonistas da atividade turística no território.
O Conselho Técnico-Científico do Observatório é composto por 30 investigadores de várias instituições de ensino superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco. O Conselho Consultivo Empresarial integra os principais empresários e instituições representativas da atividade turística na região.
Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.
*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal
**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário