A sessão passada das “IV Clássicas”, no concelho de Cantanhede, foi no dia 19 de Agosto, pelas 21 horas, no Largo da Igreja Matriz em Ourentã, teve a presença de muito público, em mais uma sessão ao ar livre com organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural, em parceira com o Município de Cantanhede e nesta noite com a Junta de Freguesia de Ourentã.
Foi apresentado o filme francês “A Grande Paródia” (La Grande Vadrouville), uma comédia realizada em 10966 por Gérard Oury com Louis de Funés no principal papel que contava a histórica de três pilotos ingleses que, durante a segunda guerra mundial, após bombardearem a Alemanha, são atingidos quando sobrevoam a França, sendo obrigados a saltar em território ocupados pelos nazis, recebendo, contudo, ajuda de diversas e caricatas formas… O anfitrião de sessão foi como habitualmente Vasco Espinhal Otero, contando também com a apresentação de Carlos Ventura, presidente da Junta de Freguesia de Ourentã.
As cerca de 150 pessoas que encheram o “cine-teatro” ao ar livre geraram satisfação junto da organização, sendo o anfitrião Vasco Espinhal Otero realçou que “nestes 9 anos de programação regular no concelho de Cantanhede e mais tarde noutros concelhos as sessões de cinema e cine-concerto ao ar livre têm vindo a conquistar respeito e entusiamos do público de várias gerações, que já marca o dia e local das próximas sessões na sua agenda”. Acvrescentrou ainda que “no entanto quando se faz uma estreia nalguma localidade é sempre uma surpresa muito agradável, como foi o caso da sessão fantástica que tivemos hoje, correu tão bem que vamos voltar a 5 de Outubro”.
Recorde-se que as “IV Clássicas" ocorrem, em Cantanhede, desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos nove anos de programação mensal, foram já estreados duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país. Desde 2019, estas sessões cinéfilas ocorrerem também com regularidade nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira.
Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção do concelho de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com a parceria do Município de Cantanhede e apoio de União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas como Luminescências, Glassdrive, Farmácia Garcia Secades, Pneubox, Imobiliária Era Cantanhede, Deleme Carpintaria e Esfera.
O Cineclub Bairrada, que celebra o seu sexto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade aposta numa intervenção cultural estruturada e congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, focando-se na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.
*Vasco Espinhal Otero
Nenhum comentário:
Postar um comentário