No passado dia 25 de agosto, o Projeto Feminismo para Tod*s voltou a participar no Festival Catraia, com a dinamização de uma Roda de Conversa intitulada “A Mulher do Mar” realizada no ambiente acolhedor e hospitaleiro da Lota dos Pescadores, na Praia da Tocha.
A Judite, a protagonista desta conversa, chegou à arte xávega assumindo as funções do seu pai. Numa conversa sobre as dificuldades da vida no mar, percebeu-se que os obstáculos se ultrapassam através do gosto e orgulho que se sente no olhar de quem cuida deste legado. Um legado de conhecimentos passados "de boca em boca" e que se aprendem pela experiência, num trabalho que não tem géneros e em que todos cuidam uns dos outros. Uma atividade onde a Judite é a única mulher, mas onde o trabalho é igualmente distribuído por todos.
Uma conversa que terminou com a tomada de consciência de que o futuro da arte xávega é incerto e que são essenciais apoios concretos para que se mantenha viva esta arte, que é parte essencial da Praia da Tocha.
O projeto "Feminismo para Tod*s" surgiu em 2022, em Cantanhede, como um movimento social liderado por quatro amigas com o objetivo claro de promover uma sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva. O projeto dinamiza mensalmente "Rodas de Conversa" de entrada livre em diferentes locais do concelho de Cantanhede, proporcionando um ambiente informal e acolhedor para reflexão, consciencialização, discussão e partilha de conhecimento e experiências sobre diversas temáticas relacionadas ao feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos e cidadania.
Ana & Célia & Sofia & Tânia
Nenhum comentário:
Postar um comentário