sábado, 5 de outubro de 2024

Reguengos de Monsaraz organiza Outono CulturArte com cinema, teatro, música e humor


O Município de Reguengos de Monsaraz vai organizar nos meses de outubro e novembro o Outono CulturArte no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. A programação abre no dia 5 de outubro, às 11h, com um espetáculo intitulado “A Evolução Musical na História”.
Trata-se de um concerto infantojuvenil que está integrado no Festival Arte(s)em Palco, terá a atuação do Versátil Ensemble, com 10 músicos dirigidos pelo maestro João Defesa, que vão explicar ao público, através de uma linguagem acessível e divertida, a história da música e dos instrumentos, assim como a sua evolução desde a antiguidade até à atualidade. Durante o espetáculo vão ser apresentadas obras eruditas de diversas épocas e compositores da música ocidental e vão ser explicados individualmente os instrumentos do ensemble. O repertório vai ter a estreia de uma obra encomendada especificamente para este espetáculo, intitulada “O Mundo dos Sonhos”, da compositora Carolina Leote Godinho.
Também integrado no Festival Arte(s)em Palco, realiza-se no dia 18 de outubro, pelas 21h30, um concerto com o jovem tubista reguenguense Luís Leitão, acompanhado pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, igualmente com a direção do maestro João Defesa. O repertório vai evidenciar a potencialidade artística da tuba enquanto instrumento solista e obras de compositores portugueses, principalmente no âmbito das músicas para tuba e orquestra.
Um ciclo de cinema para assinalar os 10 anos da classificação do Cante Alentejano como Património Imaterial pela UNESCO vai decorrer nos dias 1, 2 e 3 de novembro. No primeiro dia do mês será exibido às 21h30 o documentário “Alentejo, Alentejo”, realizado por Sérgio Tréfaut, que integrou a pasta da candidatura à UNESCO e foi o vencedor do “Prémio Melhor Filme Português” e do “Prémio TAP Melhor Documentário”, ambos no Festival Internacional de Cinema IndieLisboa 2014, mas também do “Prémio Melhor Filme” no festival internacional de cinema documental DocsBarcelona Medelin 2014.
No dia 2 de novembro, pelas 21h30, poderá ser visto o filme “A Herdade”, realizado por Tiago Guedes em 2019 e produzido por Paulo Branco, que teve a participação dos atores Albano Jerónimo, Sandra Faleiro e Miguel Borges. A película conta a história de uma família e os segredos da sua herdade, que é um dos maiores latifúndios da Europa, localizado na margem sul do Tejo, e retrata a vida histórica, política, social e financeira do país desde a década de 1940 até à atualidade.
O documentário “Alentejo Cantado”, realizado por Francisco Manso em 1991 vai ser exibido no dia 3 de novembro, às 17h30. Este documentário sobre o Alentejo e os seus cantos tradicionais foi produzido para a RTP em coprodução com a Cobra Films da Bélgica.
A programação do Outono CulturArte apresenta no dia 9 de novembro, às 21h30, um espetáculo de stand-up comedy. Esta noite vai ser animada pelos humoristas Francisco Alves, Mário Falcão, Pedro Alves, Ruben Marques e Pedro Correia.
No dia 16 de novembro, pelas 21h30, decorre o espetáculo que inicia as comemorações do 80.º aniversário do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e no dia 23 de novembro, à mesma hora, realiza-se um concerto com a Orquestra de Jazz da Universidade de Évora, com o maestro Claus Nymark. A fechar o Outono CulturArte, será apresentada no dia 30 de novembro, também às 21h30, a peça de teatro “Velhas? Quem disse? Ainda aqui estamos!”, do Projeto CERV – Age Against the Machine, com a participação de ex-docentes e ex-alunos da Escola de Artes Cénicas da Universidade de Évora.
*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário