Na reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro, realizada ontem em Sever do Vouga, foi deliberado lançar o concurso público para Ampliação do edifício sede da Comunidade Intermunicipal. A futura empreitada terá o preço-base de 2.050 milhões de euros e um prazo de execução de 20 meses.
O projeto da autoria do gabinete de arquitetura RVDM arquitectos Lda., considerando o crescimento das funções intermunicipais, prevê a ampliação do edifício sede de forma a responder em termos de espaço e acessibilidade. O novo corpo a construir, contíguo ao atual edifício, organiza-se em 5 pisos, um para zona técnica e arquivo, sendo o piso térreo e primeiro andar de exposição e reunião. Os pisos superiores são reservados a espaço de trabalho.
Paralelamente foi aprovado o Protocolo de gestão do estacionamento - edifícios da CIRA e Carmelo/Igreja do Carmo, envolvendo a Comunidade Intermunicipal, a Diocese e a promotora Câmara Municipal de Aveiro, que já lançou novo concurso (o primeiro ficou deserto) para requalificação daquele espaço de utilização comum.
Da mesma reunião resultou a preparação do arranque da empreitada do “Dique da Margem Esquerda do Rio Vouga entre a zona do açude do Rio Novo do Príncipe e a Ponte do Outeiro, no Baixo Vouga”, adjudicada à empresa Hidro Stone – Engenharia, Lda, pelo valor de 5.474.599,66€ + IVA, com o prazo de execução de 24 meses.
Também no Baixo Vouga Lagunar, atualizou-se a evolução bem visível no terreno da obra da Ponte-Açude (Infraestruturas Hidráulicas do Sistema de Defesa Contra Cheias e Marés - Rio Velho e Rio Novo do Príncipe), cuja execução já ultrapassou os 50%.
Em fase final a intervenção de Proteção das margens da Ria e redução da erosão costeira com sedimentos provenientes das dragagens das bacias de 17 Cais da Ria de Aveiro, que se estendeu por vários Municípios, num domínio com necessidades regulares de manutenção, agora da competência da RiaViva e Litoral da Região de Aveiro.
Na área do transporte de passageiros, a operação Busway Região de Aveiro já permite o acesso a dados em tempo real e foi aprovado o envio à próxima Assembleia Intermunicipal do regulamento que permitirá uma simplificação de 10 para 3 tarifas quilométricas, com a consequente redução de preço global, num convite à mobilidade em serviço público.
Com o ponto de situação das candidaturas das Associações de Bombeiros Voluntários dos 11 Municípios ao apoio à aquisição de viaturas de combate ao fogo florestal, paralelamente, com o parecer da ANMP, reforçou-se a posição já assumida da CIRA de oposição ao retornar da estrutura operacional da proteção civil à lógica distrital.
Finalmente, mantendo a tradição bianual, fixou-se o mês de junho para a realização do Congresso 2025 da Região de Aveiro, sublinhando a importância da associação dos Municípios pela regionalização e prestando contas aos cidadãos, empresas, instituições e associações, das dinâmicas, obras e desafios comuns nos 35 anos em Comunidade Intermunicipal.
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, 25 de março de 2025
Nenhum comentário:
Postar um comentário