terça-feira, 25 de março de 2025

BILHETE POSTAL - A DITADURA DAS PSEUDODEMOCRACIAS


Churchill disse que a política é quase tão excitante quanto a guerra, e bem mais perigosa, porque na guerra você pode ser morto uma vez”.

Essa afirmação aliada a uma outra deste primeiro-ministro inglês, de que a democracia não sendo uma solução perfeita é a melhor que o homem criou, dá para pensar no que ocorre hoje.

Com o uso e abuso do conceito ‘democracia’, os regimes totalitários conseguem legitimar-se.

Uns optam por prender os adversários fortes. Outros há que acontecem outras coisas mais radicais: são envenenados, morrem na cadeia onde os meteram, com decisões judiciais ‘legítimas’, ou simplesmente ‘suicidam-se’.

Em Hong Kong a China cumpre o plano de integração do território que acordou com os ingleses: eleições livres. Apenas um ‘pequeno’ senão: quem escolhe os candidatos é Pequim.

Da Rússia não preciso falar.

Estes dias surgiu a Turquia a prender um potencial candidato opositor ao atual, passado e futuro presidente.

Estas pseudodemocracias devem preocupar. Não são novas, mas os mais especializados dizem que a epidemia está a alastrar-se. O pior e mais preocupante é a insinuação de que não estamos imunes. Ainda acreditamos que estamos. Estamos? Os americanos tem sido o pilar desta nossa sociedade livre e democrática. Desde a segunda guerra.

Estão dispostos a continuar essa responsabilidade?

Eduardo Costa, jornalista, presidente da Associação Nacional de Imprensa Regional
Destaque
Os americanos tem sido o pilar desta nossa sociedade livre e democrática. Desde a segunda guerra.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário