No passado dia 8 de abril, a Marinha Grande recebeu a iniciativa internacional “Tambores pela Paz”, à qual se associou o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente e o Município, com a realização de uma Marcha pela Paz, entre a Escola Secundária Calazans Duarte e a Praça Guilherme Stephens, reunindo cerca de 150 crianças e adultos das Escolas Básicas da Moita e Francisco Veríssimo.
A vice-presidente da Câmara, Ana Alves, participou na iniciativa, realçando que esta experiência é significativa para as crianças, especialmente numa altura em que se assinalam os 80 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, num mundo ainda marcado por conflitos. Ana Alves relembrou, igualmente, que abril é o mês do Laço Azul, dedicado à prevenção dos maus-tratos na infância, o que reforça a pertinência e atualidade do evento.
A direção do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, representada por Cesário Silva e Fernando Emídio, sublinhou a importância de educar para a paz desde a infância. Fernando Emídio referiu que é essencial que as crianças, mesmo vivendo num contexto relativamente seguro e pacífico, compreendam o valor da paz e o seu papel na construção de um mundo mais justo.
Este ano, a iniciativa teve como tema “As crianças reacendem a chama da esperança”, envolvendo toda a comunidade educativa numa ação de sensibilização para a importância da paz e dos direitos das crianças. No Agrupamento, a campanha “Tambores pela Paz”, desenrolou-se em várias fases, tendo incluído momentos de reflexão, trabalho em contexto de sala de aula, culminando com a Marcha.
A iniciativa teve origem na década de 1970, tendo sido retomada em 2001 num novo formato, com renovado dinamismo e expressão internacional.
*Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário