quinta-feira, 25 de setembro de 2025

CTCV recebeu visita dedicada às patologias de fachadas de edifícios e reabilitação reforçando o papel estratégico do CTI


O CTCV recebeu uma visita dedicada às patologias de fachadas de edifícios e à reabilitação, um tema de relevância crescente no setor da construção e que se afirma como um dos indicadores estratégicos da atividade do Centro no âmbito do CTI – Centro de Transferência de Inovação.
A iniciativa contou com a participação de cerca de duas dezenas de pessoas, oriundas do Brasil, sublinhando o caráter internacional da discussão em torno desta temática e reforçando a importância da partilha de experiências e do intercâmbio de conhecimento técnico.
As patologias construtivas, em particular nas fachadas e revestimentos, representam uma das principais causas de custos de manutenção e intervenção em edifícios. A sua prevenção através de uso de soluções técnicas e materiais adequados e a identificação precoce de patologias adequadas permitem aumentar a durabilidade das construções, reforçar a segurança dos utilizadores, reduzir encargos financeiros e valorizar o património edificado.
Dados internacionais sublinham a relevância deste tema: segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, cerca de 30% dos acidentes em edificações residenciais no Brasil estão relacionados com queda de revestimentos ou desprendimento de fachadas. Já o IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia estima que 25% dos custos de manutenção predial estejam associados a manifestações patológicas. Apesar de se referirem ao contexto brasileiro, estes indicadores espelham uma realidade que é também europeia, onde normas técnicas como as normas ISO 13006 e a série EN 10545 que se aplicam a ladrilhos e a EN 12004 que se aplica a colas para ladrilhos, contribuem para elevar os padrões de qualidade e sustentabilidade da construção.
A visita ao CTCV foi uma oportunidade para debater desafios, partilhar conhecimento e destacar o papel do Centro na prevenção, diagnóstico e intervenção em patologias construtivas. A aposta em tecnologias inovadoras – como drones, termografia infravermelha e sistemas digitais de monitorização – está a transformar a forma como se realizam inspeções e diagnósticos, trazendo maior precisão, eficiência e sustentabilidade aos processos.
Através do CTI, o CTCV tem vindo a consolidar-se como parceiro estratégico para empresas e entidades, promovendo soluções técnicas avançadas, investigação aplicada e metodologias inovadoras que respondem às exigências atuais da construção e da reabilitação urbana.
Com esta iniciativa, o CTCV reafirma o seu compromisso em apoiar o setor na adoção de práticas mais seguras, sustentáveis e eficientes, colocando as patologias de edifícios e a reabilitação no centro da sua estratégia de desenvolvimento.

*Nuno Nossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário