sábado, 12 de dezembro de 2015

POLÍTICA

Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política é a ciência que tem por objectivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na Cidade-Estado, ou pólis), e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade colectiva). A política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam conhecimento como meio para a acção.

Dizia Aristóteles:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as acções de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras, tem mais que todas, este objectivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).

Enfim, a Política é tudo o que se relaciona à busca de acções para o bem-estar tanto individual como colectivo. Infelizmente, não é isso que os políticos em quem votamos têm praticado.


Defraudam a confiança do eleitorado, e seguidamente conduzem esse mesmo eleitorado a passar fome. Detesto essa esta gente mal-intencionada.

 No fim do mandato deviam ser conduzidos ao Supremo Tribunal de Justiça a fim de presta contas pelos actos que praticaram, principalmente pelos que mais lesaram o País em todas as suas vertentes, mas, como isso não acontece fazem o que lhes vai na real gana, na convicção de que nunca serão incomodados.


A qualidade dos políticos – a maioria – é deficiente, comprometida com elevados interesses económicos e financeiros, só assim se pode aferir o seu descrédito junto do eleitorado.

Nota: esta reflexão pode ser desenvolvida com a colaboração dos leitores, enviando os seus pontos de vista para o e-mail: editorlitoralcentro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário