Notícia avançada pelo Diário Económico na edição de hoje foi bem recebida pela Associação Nacional de Proprietários.
O presidente da Associação Nacional de Proprietários, António Frias Marques,
congratulou-se hoje com a intenção do Governo em dar incentivos e benefícios fiscais a quem recuperar imóveis para arrendar a preços acessíveis à classe média.
“A nossa posição é de apoio total a essa medida, porque é evidente que o parque imobiliário português, principalmente nos cascos históricos das cidades, nas zonas centrais, mais nobres, está bastante degradado”, disse Frias Marques à agência Lusa.
De acordo com o Diário Económico de hoje, o Governo vai atribuir incentivos e benefícios fiscais aos proprietários que reabilitem as suas casas para arrendar por valores acessíveis à classe média.
O jornal refere que esta medida é uma das prioridades do executivo, por forma a dar uma solução de arrendamento à classe média e, simultaneamente, reabilitar o centro das cidades.
De acordo com Frias Marques, a Associação pretende reabilitar edifícios antigos, lembrando ser “evidente que estes estiveram ocupados durante dezenas de anos por pessoas que pagavam rendas muito baixinhas e que não permitiam a conservação do edificado”.
Para Frias Marques, “é justo” que o Estado ajude agora os proprietários na reabilitação dos seus edifícios, reconhecendo que se trata de uma medida que aconteceu em todas as cidades europeias no pós-guerra.
Hoje será ainda realizada uma reunião entre seis entidades que representam proprietários e inquilinos para decidir uma posição conjunta no que diz respeito à reabilitação urbana e ao arrendamento, com vista a marcar depois uma audiência com a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.
Fonte: Lusa