by Mira Online
Uma vida inteiramente dedicada à arte da representação contada de viva voz por quem a tem vivido intensamente foi o acontecimento marcante da sessão de abertura do XVIII Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, em 13 de Fevereiro.
Ruy de Carvalho foi o convidado de honra da Câmara Municipal para assinalar o início deste programa de dinamização da atividade teatral que se prolonga até 16 de Abril, com a participação de 12 grupos cénicos, e o ator não escondeu a sua “satisfação por estar rodeado de ‘amadores de teatro’”, felicitando a autarquia e as entidades envolvidas “por esta iniciativa digna do maior aplauso”.
Acompanhado na mesa pela vice-presidente do executivo camarário, Helena Teodósio, pelo vereador do pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, e pela sua filha, Paula Carvalho, Ruy de Carvalho fez uma intervenção centrada no seu percurso de mais de seis décadas no teatro, uma longevidade que talvez se explique “pela total dedicação e entrega em todas as vertentes desta atividade desgastante mas também muito compensadora do ponto de vista cultural e humano. O segredo, se é que há algum segredo, é fazer tudo com amor, sermos sempre especialmente exigentes connosco, não cedermos nunca ao facilitismo”.
A força e o carisma do ator Ruy de Carvalho ficaram bem patentes ao longo da sessão, quer durante a intervenção inicial, quer na empatia gerada com a assistência no debate que antecedeu o momento em que deu expressão à sua arte, na representação de um trecho do Auto da Visitação ou Monólogo do Vaqueiro, de Gil Vicente.
Antes disso, já a vice-presidente da Câmara Municipal tinha agradecido a Ruy de Carvalho “a disponibilidade em vir a Cantanhede assinalar o início do XVIII Ciclo de Teatro, partilhando connosco um pouco do seu imenso saber e da sua experiência numa arte que suscita grande interesse a todos os presentes”.
A este propósito, Helena Teodósio referiu-se ao “privilégio de contarmos com a presença de alguém que pertence àquela galeria muito restrita de figuras com dimensão artística superlativa, uma daquelas personalidades que nos habituámos a admirar pelo grande talento que transparece de tudo em que está envolvido e pelo destacadíssimo lugar que ocupa na história do teatro e da representação em Portugal”.
Sobre o início do ciclo de teatro, a autarca enfatizou o alcance “desta iniciativa que a Câmara Municipal tem vindo a promover desde há 18 anos, no âmbito de uma frutuosa relação de parceria com agentes culturais socialmente empenhados na causa da cultura, acreditando que esta funciona como fator estruturante de desenvolvimento e de coesão das comunidades locais”.
Para a vice-presidente da Câmara de Cantanhede esse alcance pode ser aferido por vários indicadores, a começar “pela participação de mais de 300 pessoas e pela forte mobilização dos jovens, que assim contribuem para a dinamização cultural do concelho, ao mesmo tempo que retiram dessa experiência grandes benefícios, sobretudo do ponto de vista da sua formação cívica e cultural”.
No final da sessão, Helena Teodósio ofereceu a Ruy de Carvalho o Livro de Ouro do Município de Cantanhede, obra que integra as biografias de oito vultos nacionais naturais do concelho, e o vereador da Cultura, Pedro Cardoso, entregou a Medalha da Cidade.
teatro1