segunda-feira, 7 de março de 2016

Hora de Fecho: Uma central nuclear fora de prazo e aqui ao lado

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
AMBIENTE 
O tempo de vida de uma central nuclear são 30 anos. Almaraz tem 35, mas ainda não há plano final para a encerrar. A 100 km de Portugal, os maiores riscos são a contaminação do ar e da água do Tejo.
BANCO DE PORTUGAL 
Administrador pediu a demissão de administrador do Banco de Portugal com o pelouro da supervisão. A informação já foi confirmada.
EUROGRUPO 
Fim da avaliação ao programa grego é a prioridade deste Eurogrupo. Comissário Moscovici diz que instituições têm de mostrar frente unida. Schaeuble quer manter finanças e refugiados separados.
VIEIRA DA SILVA 
O ministro do Trabalho acredita que este Governo não vai ter "um caminho no parque", mas que vai saber lidar com os riscos e tensões. Em entrevista ao Observador, mostra-se otimista e surpreendido.
MARIA LUIS ALBUQUERQUE 
A contratação de Maria Luís Albuquerque pela Arrow Global tem merecido duras críticas, mas o caso da ex-ministra das Finanças não é único. Manuela Ferreira Leite e Carlos César que o digam.
MERCADOS FINANCEIROS 
Analistas dizem que a cotação já terá tocado no "fundo". O preço do petróleo já recuperou mais de 40% face aos valores mais baixos do ano e, esta segunda-feira, superou os 40 dólares.
TOMADA DE POSSE 
O rei de Espanha, Felipe VI, estará presente na tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como novo Presidente da República de Portugal, na quarta-feira, anunciou a Casa Real espanhola.
POLÍTICA 
Pela primeira vez, o dia de Portugal vai ser comemorado fora do país. A cidade escolhida é Paris e a ideia é chamar a atenção para os emigrantes. António Costa e François Hollande vão participar.
UBER 
Lidera a Uber em Portugal, mas se tiver de apanhar um táxi, apanha. Em entrevista ao Observador, Rui Bento falou das polémicas que envolvem a empresa. Das licenças, aos motoristas e aos impostos.
HISTÓRIA 
Tupac num encontro com Madonna, Osama bin Laden de férias com a família na Suécia, Kennedy a beijar o pescoço de Marilyn Monroe. Eles são famosos, as fotos nem tanto. Conheça-as aqui.
LISBOA 
Os prédios destes três bares-discoteca vão ser alvo de obras de requalificação e os estabelecimentos não devem voltar a abrir devido ao aumento das rendas. Hotel vai substituir discotecas.
Opinião

Maria João Avillez
O ex-Presidente Lula da Silva nega tudo, não explica nada, ataca a Justiça. Nada é dele, nem casas, nem apartamentos, nem meios, nem dinheiro. Vitimiza-se: é um “perseguido”. Conhece-se o modelo.

João Carlos Espada
Aquele que tem sido retratado como o “provinciano de Boliqueime” pode na verdade ter sido um dos nossos políticos mais modernizadores e ocidentais destes 40 anos — a par de Sá Carneiro e Mário Soares.

Alexandre Homem Cristo
Nas redes sociais, perigosos não são os que gritam. São os que se calam, que resumem tudo a um “ele pôs-se a jeito” ou que aceitam a violência desde que os violentados pensem de forma distinta da sua.

José Manuel Fernandes
O problema com Maria Luís Albuquerque não é legal, porventura nem é ético. O problema é político, pois em política o que parece, é. E, em tempos difíceis, parece mal e promíscuo. Isso não tem desculpa

Lucy Pepper
Nós, os fumadores, passamos a vida a iludir-nos. Ficamos muitos felizes quando encontramos médicos e enfermeiros que fumam, especialmente se trabalham em oncologia: fumar não deve ser assim tão mau.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário