quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

360º - Depois da TSU, é possível continuar a governar assim? E as fotos impressionantes do muro que já existe entre os EUA e o México.

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Presidente do México já respondeu às últimas medidas de Donald Trump - e até fez um vídeo. Peña Nieto promete defender todos os mexicanos que emigraram para os Estados Unidos e garante que o país não vai pagar um cêntimo do muro na fronteira.

Quer dizer, então, que o Presidente Trump vai mesmo começar a construir o muro, certo? Errado: o Presidente Trump vai completar a construção do muro. Isto porque ele já existe, e ocupa 33% da fronteira entre os EUA e o México. A construção começou a ser feita por Bill Clinton (sim, marido da adversária de Trump) e uma parte da vedação até entra pelo mar dentro numa zona de praia. Veja as imagens impressionantes.

O Braga passou ontem à final da Taça da Liga, depois de vencer o Vitória por 3-0. Na crónica do encontro, o Rui Miguel Tovar escreve que foi um "jogo morno" e que a bola foi "mal tratada sem apelo nem agravo".


Informação relevante
Foi uma tarde cheia de piruetas. O Parlamento discutiu a redução da TSU durante mas de duas horas e meia. Como escrevem a Rita Dinis e o Rui Pedro Antunes, o debate foi duro mas a "geringonça" sobreviveu.

A dúvida agora passou a ser a seguinte: é possível continuar a governar assim? A esquerda garante ao Observador que sim, mas que é preciso ter mais cautelas: a nova atitude do PSD obriga a ter cuidado.

A prova de que as coisas não vão ser mais fáceis está na entrevista que a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, dá hoje à Renascença e ao Público. Questionada sobre a possibilidade de não ter o apoio dos social-democratas para aprovar as PPP da saúde, responde: "Já nada me espanta".

De qualquer forma, há um problema para resolver. Sem TSU, como é que o governo ajuda os patrões a pagarem o novo salário mínimo? Depois das reuniões de emergência de ontem com os parceiros sociais, sobrou a possibilidade de mexidas no pagamento especial por conta (PEC). Mas, como explica o Miguel Santos, falta definir quase tudo.

O Conselho de Ministros de hoje vai fechar os detalhes e António Saraiva, da CIP, disse ontem na SIC Notícias que estaremos a falar de 40 milhões de euros. Além disso, escreve o Público, o Governo vai dar mais dinheiro às Misericórdias e às Instituições Particulares de Solidariedade Social.

A Caixa Geral de Depósitos tem finalmente administração: a equipa de Paulo Macedo já foi aprovada pelo BCE e começa a trabalhar a 1 de fevereiro. São sete homens e uma mulher.

Mário Centeno vai hoje ao Eurogrupo e, segundo o Expresso, que cita fontes oficiais do governo alemão, vai ter Berlim a pedir "medidas adicionais para cumprir as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento" no Orçamento de 2017.

O Exército decidiu punir três militares envolvidos na instrução do curso dos Comandos onde houve duas mortes. Ainda há possibilidade de recurso.

Foi arquivada pelo Ministério Público a queixa contra o taxista que, durante as manifestações anti-Uber, disse a uma televisão que as leis "são como as meninas virgens - são para serem violadas". A queixa tinha sido feita pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Amanhã, o Governo vai reunir com os taxistas para falar sobre a fiscalização da PSP aos carros da Uber e da Cabify.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve sobre os juros da dívida: "A falta de confiança em Portugal está exposta na subida dos juros. Por mais optimistas que Marcelo e Costa queiram ser, o problema cresce. E a Zona Euro não irá impedir o caminho que estamos a seguir".

Paulo Tunhas escreve sobre o novo Presidente americano: "Várias coisas que Donald Trump disse na tomada de posse, se ditas por outro, seriam aplaudidas. Ditas por ele são o prenúncio do fim do mundo. O que quer que o homem faça ou diga condena-o à partida". 


Os nossos Especiais

Ângelo de Sousa chegou a Paris. Com a exposição "La couleur et le grain noire des choses", os franceses vão conhecer melhor o artista do Porto. O Vasco Rosa esteve lá e explica porque é que isso é importante


Notícias surpreendentes

Há três filmes para ver esta semana. Se gosta de musicais (ou se, simplesmente, quer perceber a razão para 14 nomeações ao Óscar), tem "La La Land": o nosso crítico Eurico de Barros diz que "a história é o 'bê-á-bá' do género". Se gosta de história (ou de Fanny Ardant), tem “O Divã de Estaline”: "uma fábula política muito pessimista sobre a força, a arbitrariedade e o alcance do terror totalitário". Se gosta de documentários, tem “Ama-San” , da portuguesa Cláudia Varejão (também temos uma entrevista com a realizadora aqui).

Bonga e B Fachada vão tocar juntos na sexta-feira na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa. Por isso, aceitaram falar com o Rodrigo Nogueira sobre canções, Angola, Portugal e filhos.

Agora foi a Bloomberg a descobrir Lisboa. E fez um guia para quem quer passar um fim de semana na cidade. Veja o que eles recomendam.

Não entra no guia da Bloomberg (até porque acaba de abrir), mas podia: Lisboa tem um novo mercado - exclusivamente italiano. O Tiago Pais foi ao Il Mercato (que está dentro de um restaurante) e conta o que podemos encontrar lá. 

A modelo belga Hanne Gaby Odiele fez uma revelação: é intersexual, ou seja, tem caraterísticas sexuais que não são definidas como masculinas nem femininas. Hanne quer que se fale sobre o assunto.

Em 1880 as pessoas já se divertiam com ilusões de óptica. E as que se inventaram na altura continuam a ser um desafio, como pode ver por estes oito exemplos.

Quando deixar as ilusões e quiser regressar à realidade, já sabe que pode vir aqui. Hoje vamos ter muitas notícias, com o Governo a tentar resolver a crise da TSU.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário