quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Hora de Fecho: 25 dias de férias? Como é no resto do mundo

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Parlamento deve chumbar esta quinta-feira propostas do BE e do PCP para aumentar as férias, mantendo-se Portugal abaixo da média europeia. França dá 30 dias, mas os EUA não dão nem um.
O Governo anunciou em comunicado que o défice, em contabilidade pública, caiu 497 milhões. Valor fica 1238 milhões abaixo do previsto, quase o mesmo que o valor do perdão fiscal.
Governo já tem alternativa à redução da TSU: o PEC terá uma redução de 100 euros e deverá abranger 122 mil empresas. E há ainda um desconto de 12,5% no remanescente da coleta de cada empresa.
O líder parlamentar do PS acredita que a economia tem condições para suportar o aumento do salário mínimo até 2019 e que as entidades patronais, na concertação social, assumiram essa perspetiva.
Desta vez, BE e PCP foram consultados e deram o OK ao Governo. Redução do pagamento especial vai merecer voto a favor dos partidos da esquerda quando chegar à AR, por ser estímulo às microempresas.
Episódio da TSU pode repetir-se. PSD avisa que vai analisar casos mas não vai ser tábua de salvação. Política salarial tem "pés de barro" e salário mínimo é "excessivo" ou não era preciso compensação.
Theresa May fez hoje publicar a legislação que abre formalmente o processo para a desvinculação do Reino Unido da União Europeia. O projeto vai ter de passar pelo Parlamento britânico.
Quem o diz é o homem que tudo indica que possa vir a ser o escolhido de Trump para representar os EUA na UE. Ted Malloch também desafia o Reino Unido a fazer um acordo de comércio com os EUA.
Trump anunciou que o muro na fronteira com o México vai avançar "imediatamente". Mas a obra só vai continuar e concluir uma vedação que já ocupa 33% da fronteira. Eis 38 imagens.
Depois da viagem a Palm Springs, os Obama vão rumar até à ilha privada do empresário Richard Branson, a Necker Island - Ilha Necker -, situada a noroeste das Ilhas Virgens Britânicas.
O Relógio do Apocalipse foi atualizado. Agora, faltam apenas 2,5 minutos para uma guerra nuclear. Estamos quase tão próximos dela como quando os EUA obtiveram a poderosa bomba de hidrogénio. 
Opinião

Helena Garrido
A falta de confiança em Portugal está exposta na subida dos juros. Por mais optimistas que Marcelo e Costa queiram ser, o problema cresce. E a Zona Euro não irá impedir o caminho que estamos a seguir.

Paulo Tunhas
Várias coisas que Donald Trump disse na tomada de posse, se ditas por outro, seriam aplaudidas. Ditas por ele são o prenúncio do fim do mundo. O que quer que o homem faça ou diga condena-o à partida.

José Milhazes
Todos os populistas, sem excepção, prometem “devolver o poder ao povo”. Quando ideias como as defendem chegaram ao poder no passado foi exactamente o contrário que sucedeu com o comunismo e o fascismo

José Miguel Pinto dos Santos
A nossa grande falha civilizacional é epistemológica. Já não se acredita que a realidade seja percetível objetivamente. Vivemos tempos em que todos somos Pilatos, prontos a ripostar “o que é verdade?"

Maria João Marques
Deixo-vos um bom plano: fingir que estas manifestações contra Trump não tiveram números impressionantes, nem são importantes, e exibir só as maluquinhas (existem sempre) que lá se passearam. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_________________________________________________________________________


Onde Posso doar sangue em Aveiro em  2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário