quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Abertura do XIX Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, com a presença do ator Luís Aleluia

No próximo sábado, às 16h00 horas
Resultado de imagem para ator Luís Aleluia
O início do XIX Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede será assinalado com um encontro entre os 15 grupos participantes, no auditório do Museu da Pedra, no próximo dia 28 de janeiro, sábado, pelas 16h00 horas.
Além da entrega de diplomas de participação a todos os elementos envolvidos nesta ação de revitalização da atividade teatral promovida pelo Município de Cantanhede, a sessão contará com a presença de Luís Aleluia (ator de várias séries televisivas de sucesso, entre as quais “O Tonecas”), que dará um testemunho sobre a sua atividade artística.
Também no próximo sábado, às 21h30 horas, Luís Aleluia sobe ao palco da sede do Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede para representar “Ó Zé, Bate o Pé”, espetáculo revisteiro que conta a participação de atores bem conhecidos do meio televisivo e que promete momentos hilariantes.
No domingo, 29 de janeiro, o XIX Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede tem o seu primeiro espetáculo às 15h30, no CSPO – Centro Social e Polivalente de Ourentã, onde as Pequenas Vozes de Febres vão apresentar uma encenação de “A Princesinha”, segundo uma adaptação a partir da obra original de Frances Hodgson Burnett.
Constituído por crianças e jovens dos quatro aos 14 anos, o grupo de teatro aposta nesta peça especialmente dirigida a um público infanto-juvenil baseada na conhecida história de Sara, uma menina rica, inteligente e excecionalmente imaginativa, que é trazida da Índia pelo seu pai para estudar num colégio de elite em Inglaterra. Alvo de invejas por causa da sua posição socioeconómica, Sara vê-se obrigada a passar por grandes privações na sequência de uma tragédia que afeta a sua família, mas consegue preservar a nobreza, orgulho e generosidade, numa postura que a ajuda a mudar o seu destino.
Sobre o XIX Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede
Promovido pelo Município de Cantanhede, o Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede destina-se a fomentar a revitalização da produção teatral do concelho e, simultaneamente, proporcionar apoio às associações com tradição nessa área. Trata-se de uma ampla ação cultural que envolve mais 300 pessoas, entre atores e outros elementos que asseguram diversas tarefas inerentes à produção e montagem dos espetáculos.
Durante cerca de dois meses, todos os fins-de-semana, haverá a apresentação de, pelo menos, uma peça de teatro numa das freguesias onde desenvolvem intervenção cultural as coletividades que vão dar corpo à edição de 2017, embora em algumas datas estejam previstas várias representações simultâneas em diferentes locais. É assim que, através de um modelo de organização destinado a favorecer a troca de experiências entre os participantes, cada grupo de teatro realiza dois espetáculos, um na localidade onde está sedeada, outro numa das freguesias a que pertencem as restantes associações intervenientes.
À semelhança das edições anteriores, o XIX Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede conta com a participação de 15 grupos oriundos de dez freguesias, designadamente os seguintes: Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”; Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” – Murtede; Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Pocariça; Grupo de Teatro “Renascer”, Sanguinheira; Cordinha d’Água Teatro, Cordinhã; GATT – Grupo Amador de Teatro da Tocha; Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima; Grupo de Teatro da ACDC – Associação Cultural e Desportiva do Casal; Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas; Grupo de Teatro S. Pedro, Cantanhede; Grupo Cénico do CSPO – Centro Social e Polivalente de Ourentã; “Novo Rumo” – Teatro de Amadores de Ançã; Pequenas Vozes de Febres; Teatro Musical da Filarmónica de Covões; Grupo de Teatro “Os Esticadinhos”, Cantanhede.

Sobre as Pequenas Vozes de Febres
O “Coro infantil de Febres, surgiu a 16 de março de 2010, na altura, constituído por 24 crianças. Atualmente, tem cerca de 60 elementos, cujas idades variam entre os 3 e os 16 anos e denomina-se de “Pequenas Vozes de Febres”.
Mesmo, não estando envolvidos grandes encargos financeiros, uma vez que o grupo está integrado numa iniciativa da Junta de Freguesia de Febres, de quem recebe importantes apoios, em termos de cedência do local de ensaios, aos aspetos mais burocráticos, ou outros, será de realçar, o apoio do Município de Cantanhede e o interesse dos pais e familiares em todas as participações em que o grupo tem estado presente.
Os, já, 6 anos de existência são motivo de orgulho para todos pelos momentos de alegria e de paixão posta nas representações. A história que se tem vindo a construir pelas “Pequenas Vozes de Febres” não tem deixado ninguém indiferente, tantas têm sido as manifestações de apreço recebidas.
As “Pequenas Vozes de Febres” são dirigidas, desde a sua fundação, pela maestrina Anabela Rocha que é, também, a principal obreira deste projeto. O grupo tem como objetivo proporcionar, a todas as crianças, um desenvolvimento equilibrado e um apreço salutar de cada um pela música, ajudando-as a adquirirem maior confiança, maior autoestima para aprenderem a trabalhar e a evoluírem, em grupo, criando, nelas, o gosto pela prática musical de conjunto.
Em 2012, o grupo lançou o seu primeiro cd, intitulado “Sonho de criança” e, em 2014, lançou o seu segundo álbum com dvd incluído, “Asas do Sonho”.
O grupo tem apostado, essencialmente, na música Portuguesa. Atuações de destaque: em fevereiro e março de 2015, participou no XVII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede, com o musical “Frozen – No reino do Gelo”. Em maio de 2015, por altura do seu 5º aniversário apresentou um espetáculo sobre o festival da canção. Em dezembro de 2015 participou no programa “A Praça”, RTP1. Em fevereiro de 2016 iniciou o XVIII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede com a apresentação do musical “A Princesinha”.
Até à data já realizaram mais de uma centena de atuações e uma dezena de representações dos musicais em vários distritos do país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário