quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

360º - Um Explicador essencial para entender a polémica sobre a TSU. E depois do chumbo de hoje segue-se a legislação sobre a Uber?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
É uma notícia de última hora: um acidente com um ferry no Terreiro do Paço fez pelo menos 10 feridos. Estamos a atualizar todas as informações aqui.

Um grupo de homens armados atacou um hotel na Somália, e detonou dois carros armadilhados. No local estariam vários deputados. Há pelo menos sete mortos.

Os portugueses acham que vivem num país mais corrupto ou menos corrupto? O Índice de Perceções de Corrupção tenta perceber isso mesmo e a conclusão é que estamos parados. No último relatório, divulgado esta manhã, Portugal desceu um ponto no ranking, mas nos últimos anos tem estado sempre nos 62-63 pontos. Estamos em 29.º lugar numa lista de 177 países.

Rui Vitória fica no Benfica até 2021. Ontem soube-se da renovação do treinador por mais três épocas. Vai ganhar mais 50% do que atualmente. A Bola escreve "Vitória até ao fim"; o Record "Rendidos a Vitória"; e O Jogo "Vitória iguala seis épocas de Jesus"


Informação relevante
Hoje à tarde o parlamento deve chumbar a redução da TSU como compensação pelo aumento do salário mínimo. Para poder acompanhar o debate com todos os dados, o Miguel Santos preparou um Explicador essencial sobre o tema. O que é a TSU? Como nasceu? Por que razão a esquerda está contra? E o PSD? E como é que o assunto é tratado nos outros países? São dez perguntas que descodificam esta novela interminável (que vamos seguir daqui a nada em liveblog no Observador).

Na TSU, o PSD uniu-se ao PCP e ao BE para derrotar o PS no parlamento. E agora o que se segue? Talvez a legislação sobre a Uber e outras empresas semelhantes. A proposta de regulamentação sobre o tema já foi aprovada em Conselho de Ministros e segue agora para a Assembleia da República. Comunistas e bloquistas já disseram que são contra. E uma fonte do Governo disse ao Observador o mesmo que outros disseram sobre a TSU: se o PSD for coerente, o diploma passa. E se não for?

No meio da polémica, o PSD continua a falar para os parceiros sociais. Ontem, Passos Coelho defendeu um “novo compromisso” sobre mercado do trabalho, que permita equilibrar a flexibilidade laboral e o combate à precariedade.

António Costa pediu, durante um seminário em Lisboa, uma reforma do euro e a criação de um Fundo Monetário Europeu que faça a gestão das dívidas soberanas.

Depois de se ter colado ao Governo durante a entrevista à SIC, o Presidente decidiu ontem descolar. Num evento onde fez o balanço do seu primeiro ano em Belém, Marcelo garantiu que "nada é eterno": "Hoje é o Governo de António Costa, amanhã é o Governo de Passos Coelho".

Ainda sobre a entrevista de Marcelo: o Observador foi fazer um fact check às declarações do Presidente sobre a dívida. É mesmo verdade que Portugal está a reestruturar a dívida “pacificamente”? A resposta é um triplo não.

Vítor Bento dá hoje uma entrevista ao Público que se sintetiza numa pergunta e numa resposta. A pergunta: "Sem a ajuda do BCE estaríamos como em 2011?". A resposta: “É provável que sim”. E ainda mais um detalhe: "Para o PS, este é o momento ideal para eleições".

O Ministério Público acusa seis ex-presidentes de câmaras do distrito de Viseu de terem recebido, entre 2002 e 2007, mais de meio milhão de euros em despesas que não lhes eram devidas. A notícia é do JN.

António Esteves, um português que trabalhou na Goldman Sachs, fez uma proposta ao Banco de Portugal e ao Governo para comprar o crédito malparado dos bancos. A notícia é do Público.

Hoje, Donald Trump avança com a construção do muro na fronteira com o México. Foi o próprio Presidente que o anunciou (no Twitter, claro). Trump tem tido dias frenéticos na Casa Branca, com a aprovação de várias medidas, como pode ver aqui.

Trump sente tanta confiança no cumprimento das suas promessas de campanha que já se está a preparar para a próxima: registou o slogan “Manter a América grande” para as presidenciais de 2020.

Quem não gosta do novo Presidente, tem reagido de duas maneiras:

  • Uns usam a indignação: os dois repórteres que revelaram os Panama Papers escreveram um artigo a apelar a todos os jornalistas para que se unam e investiguem Trump;
  • Outros usam o humor: um programa de televisão holandês fez um vídeo que se tornou viral a apresentar o país a Trump “da forma que provavelmente ele vai gostar mais”. Ora veja.

A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre a polémica da TSU: "O que já todos sabiam passou a ser oficial. Saiu em Diário da República: os aumentos do salário mínimo causam desemprego. Está explícito no decreto-lei que decidiu a redução da TSU paga pela entidade patronal".

Maria João Marques escreve sobre Trump: "Deixo-vos um bom plano: fingir que estas manifestações contra Trump não tiveram números impressionantes, nem são importantes, e exibir só as maluquinhas (existem sempre) que lá se passearam".


Os nossos Especiais
"Memórias de um Escravo", de Laila Lalami, é um romance premiado sobre um momento épico da descoberta da América pelos europeus. José Carlos Fernandes escreve sobre as aventuras da Expedição Narváez.


Notícias surpreendentes

"La La Land" entrou diretamente para o primeiro lugar da lista dos filmes com mais nomeações para os Óscares, com 14, ao lado de "Titanic" e "All About Eve". Aqui está tudo o que precisa de saber para poder começar a fazer apostas:

Os Moonspell estiveram no Observador a tocar músicas de "Irreligious", que volta aos palcos 20 anos depois.

É mais um prémio para o turismo português: fomos o país com mais hostels vencedores nos HOSCARS 2017. Veja as fotos aqui.

Há 56 anos, o “Foguetão – Semanário juvenil para o ano 2000” fez as suas previsões para o futuro. E anunciou que "o jornal do ano 2000 caberá na palma da mão". Diga lá: por acaso está a ler isto num telemóvel?

Se estiver, continue. Já sabe que só precisa de ir ao Observador para ter as últimas notícias e as explicações para todas as polémicas. E não se esqueça que ao começo da tarde abrimos um liveblog para seguir o debate sobre a TSU no Parlamento.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário