quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Risorius traz fotografias de Valter Vinagre à Biblioteca de Albergaria

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha inaugura na próxima sexta-feira, 27 de janeiro, pelas 18h00, a exposição de fotografia “Posto de Trabalho”, de Valter Vinagre. A mostra faz parte da programação do Risorius – 5.º Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha e estará patente até 28 de fevereiro.

  As fotografias que compõem a exposição “Posto de trabalho” não mostram gente, mas é de gente que falam. Através de espaços e construções de aspeto efémero, reflete-se sobre a prostituição de berma da estrada, talvez a mais dura, perigosa e indigna, mas a principal atividade laboral para várias mulheres. A série de imagens foram captadas entre 2010 e 2013 e a exposição inaugural decorreu em junho de 2015, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

Após a inauguração da mostra, Valter Vinagre irá dinamizar a oficina de fotografia “O Que Queremos Ver Quando Olhamos”, que propõe uma viagem reflexiva pelo seu trabalho mais recente. As inscrições na oficina já se encontram esgotadas.

  Valter Vinagre nasceu em Avelãs de Caminho, no concelho de Anadia, em 1954. Estudou fotografia no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual entre 1986 e 1989, período no qual começou a mostrar as suas imagens em exposições individuais e coletivas. De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade.

Ao longo do percurso profissional, Valter Vinagre já teve as suas fotografias expostas em inúmeros espaços, como o Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, o Museu da Imagem de Braga ou o Museu Histórico Nacional de Rio de Janeiro, no Brasil. Está presente em coleções portuguesas e estrangeiras, destacando-se as do BES Art Collection, do Instituto Camões, da Fundação EDP, do Centro Português de Fotografia, da Fototeca Nacional de Cuba ou do Musée de la Photographie, em Charleroi, Bélgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário