Gregos acusam Portugal de "discriminação" por querer receber refugiados yazidi, uma minoria religiosa e um dos principais alvos do Estado Islâmico.
Foi ontem noticiado que Portugal estaria pronto para acolher, ao longo das próximas semanas, cerca de 30 refugiados yazidi atualmente a viver na Grécia.
No entanto, a agência Associated Press avança que o governo grego rejeitou a disponibilidade portuguesa, tendo ainda acusado - pela voz do ministro das Migrações - Portugal de "discriminação", por querer apenas acolher uma minoria religiosa que, por sinal, está na lista de alvos do Estado Islâmico.
"Um governo não pode discriminar tendo em conta a raça", afirmou à mesma fonte Ioannis Mouzalas, que considera a proposta lusa como "injusta" para os outros países.
No entender do governante grego, esta recusa deixará claro a outros países que não podem escolher os refugiados com base na sua religião ou etnia.
É de recordar que estas declarações surgem como resposta ao ministro-adjunto português Eduardo Cabrita que afirmou ontem que, além dos 30 yazidis a serem recebidos em Guimarães, outros 100 viriam a ser acolhidos em Lisboa durante este ano.
Portugal pediu para acolher refugiados yazidi por considerar que é uma comunidade maltratada, que merece uma proteção especial.
Fonte: Notícias ao minuto
Foto: © Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário