sábado, 7 de janeiro de 2017

Hora de Fecho: Em direto/ Morreu Mário Soares. O adeus chegou aos 92 anos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Mário Soares, 92 anos, morreu hoje. O antigo Presidente da República e figura central da democracia portuguesa estava desde 13 de dezembro internado em estado muito grave.
Nasceu numa família anti-salazarista e teve uns pais "fabulosos". Perseguido pelo Estado Novo, chegou triunfante de Paris depois do 25 de Abril para se tornar um dos fundadores da democracia.
Estado Novo. Foi preso e exilado, perseguido e derrotado. Soares combateu o regime de todas as formas: esteve no PCP, apoiou Delgado, escreveu livros e, em 1973, percebendo o que aí vinha, fundou o PS
Revolução. Mário Soares foi essencial na definição da alma do novo regime democrático, resistindo às tentações comunistas e à tendência presidencialista.
Últimos anos. Soares podia ter saído da Presidência da República para a reforma. Mas não: ainda teve mais duas décadas na política, com vitórias e derrotas. Prova de que só sabia viver a lutar.
Presidência. A aventura presidencial de Mário Soares começou com 5% nas sondagens e terminou com uma reeleição de 70,35%, com o PS no Governo e com um sucessor socialista em Belém. Nada mal.
Europa. Desde os anos 60 que Soares defendia a vocação europeia de Portugal. O líder socialista esteve no pedido de adesão e na assinatura do tratado que permitiu a entrada de Portugal na então CEE.
A detalhada biografia de Heinrich Himmler por Peter Longerich é, ao mesmo tempo, um contributo precioso para o conhecimento da história do III Reich e um mergulho no lado mais negro da natureza humana
Quase 40 anos depois da viagem que fez com o pai, António Costa volta à Índia agora como primeiro-ministro. Tem ligações distantes, mas o país espera ansioso por mostrar o sucesso de um dos seus.
De visita à Índia, o primeiro-ministro anunciou que os Governos indiano e português irão assinar uma declaração conjunta de parcerias estratégicas em outros países. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Não há forma de imaginar o Portugal livre e democrático sem o associar aos combates mais importantes de Mário Soares. É isso que lhe devemos, e é imenso. E é por essas lutas que a História o celebrará

André Azevedo Alves
Combater um paradigma político de economia extractiva assente em múltiplos processos de rent-seeking exige, infelizmente, bastante mais do que novas plataformas tecnológicas e slogans atractivos.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Neste centenário das aparições na Cova da Iria e da revolução comunista russa, não se pode deixar de reconhecer que a ‘conversão’ da Rússia, depois da sua consagração a Maria, impôs Fátima ao mundo.

Rui Ramos
O regime em Portugal consiste num complexo político-financeiro, em que os governos usam os bancos como instrumento de poder. É duvidoso que o governo deixe agora desenvolver-se outro tipo de banca. 

José Milhazes
O Kremlin começa a preparar-se para as eleições presidenciais de 2018, onde só é para ele aceitável uma vitória esmagadora do seu candidato, provavelmente Vladimir Putin.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário