quinta-feira, 24 de agosto de 2017

360º - Angola recusa notificar Manuel Vicente da acusação de corrupção. E ainda: os seis exercícios no centro da polémica dos livros para crianças

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Ontem à noite, foi cancelado um concerto em Roterdão por causa de uma ameaça terrorista. A informação foi dada aos holandeses pelas forças de segurança espanholas e foi encontrada uma carrinha com botijas de gás nos arredores da sala de espectáculos, que ainda não se sabe se está ligada ao caso.

Há mais ameaças: num vídeo em espanhol divulgado ontem, o Estado Islâmico avisa que vêm aí outros ataques, para que "Al Andalus volte a ser o que já foi, um califado".

Em Espanha já se sabe como foram as primeiras horas dos terroristas na prisão. Segundo o El Confidencial, estão isolados e em silêncio permanente e as autoridades acham que não há risco de cometerem suicídio.

Não ficaram dúvidas: o Sporting venceu o Steaua de Bucareste por 5-1 e passou à fase de grupos da Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Tiago Palma elogia Bruno Fernandes: "Onde estava a bola, estava ele; onde punha os olhos, punha o passe".

Agora, o Sporting só precisa de saber com quem vai jogar. O sorteio é hoje às 17h, mas de certeza que vêm por aí pelo menos dois tubarões.


Informação relevante
Angola recusa notificar Manuel Vicente da acusação de corrupção. É finalmente a resposta das autoridades de Luanda à tentativa do Ministério Público português levar a tribunal o ainda vice-Presidente do país. Motivo invocado: a soberania de Angola. E agora? Agora, o n.º 2 de José Eduardo dos Santos pode ser alvo de um mandado de detenção internacional.

Entretanto, continuam a contar-se votos em Angola. Enquanto não chegam os resultados, o João de Almeida Dias falou com cinco angolanos que contam como foi o dia de ontem e com o português Ricardo Soares de Oliveira, um dos maiores especialistas em política angolana. O autor do livro Magnífica e Miserável — Angola Desde a Guerra Civil avisa que "João Lourenço está numa posição pouco invejável".

Seis exercícios para rapazes e raparigas, que envolvem ancinhos, labirintos e a fracturante confeção de um lanche foram suficientes para o Governo tomar a pesada decisão de recomendar a retirada do mercado de dois livros para crianças. A Porto Editora disse imediatamente que sim ao ministro Adjunto, Eduardo Cabrita. O que é que está em causa, afinal? Veja por si: os seis exercícios estão aqui.

A revista "Visão" está em risco de fechar, juntamente com várias outras publicações do grupo Impresa. A SIC e o Expresso estão a salvo, mas tudo o resto tem que ser vendido até ao fim do ano: além da Visão, a Caras, a Caras Decoração, a Activa, a Visão Júnior, a Visão História, a Exame, a Exame Informática, a Telenovelas, a TV Mais, a Blitz, o Courier Internacional e o Jornal de Letras. Esta manhã, as ações da Impresa caíram 10%.

Se planeia viajar, já não precisa de ir para o aeroporto com quatro horas de antecedência: a greve do SEF foi desconvocada. Havia dois sindicatos contra a paralisação. A ministra diz que é “um alívio para o país”.

Em cada milhão, há 214 mil pessoas que utilizam o telemóvel enquanto conduzem nas ruas de Lisboa. Os dados de um estudo da Prevenção Rodoviária Portuguesa, revelado pelo DN, mostram que 77 mil fazem-no em andamentoe 137 mil enquanto estão parados nos semáforos.

171 professores que tinham sido excluídos do concurso de vinculação extraordinária e que recorreram da decisão por erros na contagem do tempo de serviço vão agora entrar para o quadro, escreve o Público.

Mais boas notícias para os funcionários públicos: segundo as regras que são aprovadas hoje e entram em vigor a 1 outubro, dia de eleições autárquicas, podem pedir reforma antecipada sem penalizações, tal como estava previsto para o privado. A notícia é do Público.

O caso da jornalista que morreu num submarino amador e cujo corpo foi encontrado desmembrado tem ainda muitos mistérios por resolver. E muitos deles passam pelo principal suspeito, Peter Madsen. Mas quem é este desenhador de submarinos e fanático da exploração espacial? "Foguetão" Madsen é um excêntrico bem conhecido dos dinamarqueses.

O Presidente do Brasil abriu uma reserva da Amazónia para exploração de ouro e outros minérios. Os ambientalistas estão preocupados.

A conferência de imprensa oficial de apresentação do "Combate do Século", entre Mayweather e McGregor, foi ontem à noite em Las Vegas. O vencedor da luta (que acontece na madrugada de sábado para domingo) recebe, além de muito dinheiro, um cinto com 3.360 diamantes, 600 safiras, 300 esmeraldas, 1,5 quilos de ouro maciço de 24 quilates e pele de crocodilo vinda de Itália


Os nossos Especiais

Para descobrir qual é o melhor cartão de crédito do mercado, analisámos todos os 223 que foram emitidos pela banca nacional. As conclusões do David Almas, com argumentos muito bem explicados, estão aqui.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve sobre a liberdade de expressão em "A censura, a javardice e o politicamente correcto": "O caso dos livros para meninas e rapazes seria ridículo se não fosse trágico, novo sinal do que está doente nestes dias em que se discute uma canção inocente de Chico Buarque e se desculpa a javardice".

Helena Garrido reflecte sobre o mesmo tema: "O problema não está na ditadura do politicamente correcto. Está na incapacidade de ter políticas que promovam a igualdade. Falar, criticar, perseguir ou censurar é fácil mas apenas agrava os problemas".

Paulo Tunhas também: "O que fazer por estes dias em que tagarelas autoritários furiosos de intensidade apaixonada procuram a todo o custo regular todas as formas de expressão e limitar os princípios de comunicação humana?".


Notícias surpreendentes

Sim, já ouvimos o novo disco de Chico Buarque. E sim, achamos que ele continua genial, mesmo com todas as imaginativas acusações de machismo. Luís Freitas Branco dá quatro estrelas a "Caravanas": "Apesar de você, hoje é ele quem manda. Falou, ’tá falado, não tem discussão".

Estreia hoje “Os Desastres de Sofia”, baseado em dois livros clássicos da Condessa de Ségur. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas e garante: é o melhor filme infantil deste verão.

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Como Cães Selvagens” é um thriller de Paul Schrader com Nicolas Cage e Willem Dafoe; “O Guarda-Costas e o Assassino” é uma fita de acção com Ryan Reynolds e Samuel L. Jackson.

Podemos contar-lhe tudo sobre o novíssimo Galaxy Note 8. O Pedro Esteves esteve em Londres a conhecer o mais recente topo de gama da Samsung, que quer fazer esquecer o desastre do Note 7, e revela os pontos fortes e fracos do produto.

Já são conhecidas as primeiras imagens do T-Roc, o SUV "português" que a Volkswagen produz na Autoeuropa, em Setúbal. O Alfredo Lavrador dá-lhe todos os detalhes.

O Chutnify é o mais recente restaurante de Lisboa e fica no Príncipe Real. O objectivo, escreve o Mauro Gonçalves, é mesmo sujar as mãos. E um detalhe: além de comida, há cocktails.

De qualquer forma, os cocktails não serão para uma hora como esta. Talvez mais logo, quando estiver a ler as últimas notícias aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário