quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Eu, Psicóloga| Por que eu deveria procurar um psicólogo?

Por que eu deveria procurar um psicólogo? Tal questionamento é realizado pela maioria das pessoas pelo menos em algum momento da vida. Apesar da Psicologia já ser uma profissão reconhecida e regulamentada há décadas e atuar cada vez mais em diferentes campos, ela ainda sofre preconceitos por parte da sociedade. Além da ideia de que fazer terapia é só para pessoas com graves transtornos mentais, as pessoas nem sempre aceitam o fato de que às vezes não são capazes de resolver seus problemas e lidar com suas dores sozinhas. 

Quando Freud criou a Psicanálise, ele citou uma frase que causou um forte abalo no narcisismo das pessoas: “E então o homem descobriu que não era mais dono da sua própria casa”. O que essa frase pode nos dizer? Ela significa que possuímos a fantasia de que somos livres e de que fazemos nossas próprias escolhas de acordo com o nosso desejo e nossa vontade.  

Mas, se isso é verdade, por que nem sempre conseguimos fazer o que realmente queremos? Por exemplo: por que uma pessoa quer muito emagrecer, mas não consegue parar de comer compulsivamente? Por que uma pessoa quer dirigir, mas não consegue lidar com o seu pânico de direção? Por que quer conseguir dormir, mas tem insônia toda noite? Por que uma pessoa quer esquecer outra, mas não consegue? Tais exemplos nos mostram que existe uma parte de nós mesmos da qual não temos domínio. Todos nós experimentamos essa sensação em algum ou em vários momentos da vida. 

Além disso, a Psicanálise nos mostra um fato evidente e um pouco frustrante para todos nós: a felicidade plena e eterna é um estado inalcançável para qualquer sujeito. Isso ocorre porque a cultura nos impõe desde que nascemos normas, leis e valores que precisam ser seguidos para que seja possível viver em sociedade. Tais imposições dificultam a nossa obtenção de prazer e de felicidade, uma vez que não podemos fazer e nem ter tudo que queremos. A felicidade passa, então, a ser atingida apenas em alguns raros momentos, mas logo a insatisfação volta a se fazer presente nas nossas vidas.  

Tais constatações são alguns dos motivos que nos mostram que procurar um psicólogo não é motivo de fraqueza e nem de “loucura”. Pelo contrário, buscar psicoterapia é um ato de coragem, uma vez que isso significa conhecer-se, reconhecer seus pontos fracos, suas forças, fazer as pazes com a sua própria história de vida e desenvolver novas e melhores formas de lidar com os conflitos que serão sempre comuns na vida de qualquer pessoa! 

Rita Dambros Hentz
CRP: 06/138668
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário