Um auditório da Casa do Povo de Mira repleto, esteve atento durante cerca de duas horas, à apresentação das Listas do PS de Mira com vista às Eleições Autárquicas de 1 de Outubro.
Inúmeros candidatos às listas da Assembleia Municipal, liderada por João Prina, da Câmara Municipal, cujo nome maior é o de Manuel Martins e às diversas Juntas de Freguesia, para além de muitos camaradas mirenses e dirigentes distritais e nacionais quiseram deixar bem vincado a ideia de que o PS de Mira está vivo... e, bem vivo!
Com uma mesa constituída pelo Deputado e Presidente da Federação Distrital, Pedro Coimbra, pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, e ainda por João Prina, João Reigota e, claro está, por Manuel Martins, os discursos ficaram para uma fase posterior, já que a apresentação das diversas listas era um dos momentos marcantes da tarde, somente sendo superada na expectativa, pelo discurso que o candidato ao máximo cargo político de Mira, iria fazer no final.
Os quatro candidatos às Juntas de Freguesia, unanimemente, fizeram questão de salientar "o enorme orgulho" por terem sido escolhidos pelo Partido Socialista de Mira "para tão nobre função". Foram eles, que apresentaram as suas listas, por esta ordem: Carlos Lourenço (Seixo), Ricardo Mesquita (Mira), Maria José Batista (Carapelhos) e Francisco Reigota (Praia de Mira).
Do candidato à Assembleia Municipal, João Prina e do Presidente do Partido, em Mira, João Reigota, ouviram-se mensagens curtas, porém, vincadas na "seriedade e honra de Manuel Martins", deixando - ambos - a "convicção de que em Outubro, Mira reverterá a tendência dos últimos quatro anos", deixando a clara ideia - para todos os presentes no local - de que Manuel Martins é "o nome certo para o lugar certo!".
Pedro Coimbra João Paulo Rebelo centraram suas palavras em duas linhas-mestras: na importância de unificar as políticas nacionais à local, certos de que "Mira terá muito a ganhar com Manuel Martins à frente dos destinos municipais, ao mesmo tempo que Portugal está a ser governado pelo Partido Socialista" , ou pelo que João Paulo Ribeiro chamou, com ironia - arrancando muitos sorrisos da plateia - de "geringonça estável".
Mas, o homem que iria levantar  a todos os presentes, era mesmo Manuel Martins, o ponta de lança do Partido para as Autárquicas que aí vêm.
Por vezes tímido ao ouvir os inúmeros elogios que lhes eram lançados pelos oradores, ao tomar conta do microfone, quis fazer valer a sua forma de ser, suas opiniões e deixou recados para dentro e fora do Partido.
Garantindo que a "principal razão desta minha candidatura e de sair da minha zona de conforto, é servir Mira... fazendo desta terra, uma terra melhor... muito melhor!". 
Muito aplaudido ao utilizar o slogan de campanha, passou ao ataque, aceitando o passado: "fui autarca e, mesmo sabendo que nem tudo foi bem feito, saí de lá com minha consciência tranquila" para terminar o assunto dizendo que "quanto a isto, está tudo dito!".
Para dentro, deixou a certeza de que tem "a cabeça erguida" e que não está "disponível para vencer a qualquer custo... a Câmara Municipal não é feita para gerar empregos... quem o deve fazer são as empresas e os empresários!"
Manuel Martins afirmou que "o importante, agora, é analisarmos o atual executivo... e chegamos a conclusão de que este não tem rumo. O mandato do Dr. Raul Almeida tem sido marcado por opções incompatíveis como, por exemplo, a do campo de Golfe. Ninguém constrói um Hotel e um Campo de Golfe perto de uma fábrica de pitos!".
À frente disse que "o que se passa no Polo I da Zona Industrial, mostra bem o respeito que este executivo tem pelos empresários locais..." tocou em outro assunto polémico, a transparência: "Nestes quatro anos Mira baixou quarenta lugares no Índice de Transparência... e, todos nós sabemos que isto não é por acaso!".
Quanto às prioridades de um seu hipotético futuro mandato à frente da Câmara Municipal, foi claro - ou não fosse ele um médico: "para nós, o saneamento básico e a água canalizada são as prioridades, dentre tantas coisas a serem feitas. Infelizmente, este problema é bastante atual... mas, é a realidade que temos". Garantindo que o atual Executivo Municipal tem cometido "crimes ambientais", segundo suas palavras, afirmou que este "não só podia como devia ter feito algo... Estamos a ver Mira ser subserviente para com Cantanhede e, para além disto, o Dr. Raul Almeida mostrou-se bastante alegre com a presença de João Moura no jantar de lançamento da sua candidatura, há pouco tempo". 
Manuel Martins lançou um desafio a todos: "gostava que dissessem quantas obras estruturantes foram feitas em cada uma das Freguesias nos últimos quatro anos?". Bastante aplaudido, lançou mais algumas farpas ao atual Executivo Camarário ao afirmar que "tão importante como fazer obras novas é manter as existentes. Vejam o caso da pista ciclo-turística, por exemplo". Mais, garantiu que na Praia de Mira, a construção de uma Piscina Municipal e uma melhor organização na recolha de resíduos sólidos são bastante importantes pois, para o candidato "não podemos viver, somente, à sombra da Bandeira Azul que tanto nos orgulha!".
Para o fim deixou algumas breves notas, tais como: "precisamos de Indústrias que criem emprego de qualidade, como as de energia eólica e hídrica, que trarão importantes investimentos para o Município" ou a garantia "do cumprimento do protocolo com o Ala-Arriba, criando condições para que Mira tenha novamente o clube a representá-la". E, mesmo a encerrar, deixou a certeza de que "iremos olhar para o Multiusos sem preconceito" numa clara alusão ao anúncio recentemente efetuado sobre o Mercado Municipal e a sua regeneração.
Manuel Martins deixou todos novamente em pé, ao terminar o seu discurso. Aplaudido e acarinhado por todos, saiu - mais uma vez - com a certeza de que o PS de Mira está com ele. É nestas últimas semanas que procurará criar uma onda que o leve até ao gabinete presidencial dos Paços do Concelho. Se o conseguirá, somente na noite do primeiro dia de Outubro saberá, mas - no meio de tantas mensagens de apoio que recebeu e daquelas que enviou - saiu da Casa do Povo com a convicção de que nada está perdido e que toda aquela gente que lá esteve confia que ele levará o PS novamente a uma vitória autárquica no Concelho...

Francisco Ferra