domingo, 3 de setembro de 2017

Meditação Budista: Método Científico para experimentar Paz.

5cc307ca2ee9b8866a39393a67d1ceed
Guen Kelsang Sangden é a directora espiritual nacional dos Centros Budistas Kadampas no México, Nicarágua, Colombia e Chile. É originária da Irlanda do Norte e reside no México desde há  19 anos. Com um sorriso, a mestre estabelece a forma como os ensinamentos budistas podem ajudar-nos a cultivar a vida pacífica para melhorar os nossos estados mentais.
O que significa mudar a nossa natureza do mal para o bem? O que está errado com a nossa natureza?
A desvantagem da nossa natureza é o nosso egoísmo. E pensar que somos o centro do universo leva ao egoísmo, raiva, apego, orgulho, arrogância, intolerância e impaciência. E dessa atitude egoísta para fora saem todos os estados mentais negativos.
O que se refere quando diz que esses ensinamentos são um método científico?
Método científico significa que ele é testado e comprovado de que se o fizermos, produz sempre o mesmo efeito. Neste caso, se estimar os outros é definido que vamos experimentar a paz e a felicidade mental. Se continuarmos com transtorno obsessivo e a autopreocupação, é definido que vamos gerar estados negativos da mente e vamos experimentar o sofrimento. Estamos acostumados a que a ciência é algo externo, como a ciência física, química ou biológica. Esta é a ciência interior de como a mente funciona. Se a nossa mente está em paz, sentimo-nos sempre felizes. Esta é a melhor maneira de beneficiar os outros de maneira prática.
De um modo geral, as pessoas concordam que o egoísmo é uma coisa negativa, mas por que lutamos para vencer o egoísmo?
Acho que é porque nós não entendemos que é algo negativo. Nós acreditamos que é algo necessário. Nós todos queremos ser felizes e acreditamos que a forma de assegurar a nossa felicidade é apenas um pensamento. Acreditamos que o papel de tudo e de todos está a fazer-nos felizes. Isto leva, necessariamente, à frustração, raiva e impaciência, porque sentimos que a função de todos nós agradar e quando os nossos desejos não são cumpridos incomoda. Eu acho que a maneira de nos convencer de que o egoísmo precisa ser reduzido e eliminado é através da experiência. Este é o método científico. Se eu sentir que o pensamento dos outros diminui os meus estados mentais perturbadores, eu começo a ser mais paciente, amorosa, solidária e isso dá necessariamente paz. Se eu considerar os outros, sinto-me bem, e     em seguida, observa-se empiricamente que isso funciona.
Como podemos realmente pratica-lo?
Não é o suficiente para dizer: não seja egoísta. Precisamos ouvir uma e outra vez os ensinamentos, contemplá-los e levá-los a sério na meditação. A meditação é precisamente o método de deshabituar desses maus hábitos mentais, verbais e físicas de agir de forma tão egoísta e familiarizar-nos com estados mentais dos pacientes amorosos e virtuosos. Podemos pensar que a meditação é o método para familiarizar a mente com pensamentos virtuosos.
As pessoas que têm outras crenças religiosas, ou que não têm, pode aplicar esses ensinamentos?
Não só eles podem, mas todos eles precisam disso porque nos ensinamentos budistas, explicar como funciona a mente e esta é uma informação para todos, independentemente do estilo de vida ou crenças do povo. Precisa de entender como a mente funciona, e por causa da mente depende felicidade e sofrimento. Do lado dos ensinamentos não há nenhuma exigência sobre o que a pessoa cria, sobre o que cada pessoa tem de adoptar e ou no que acreditar no que acreditar. O objetivo é para melhorar as nossas vidas, e resolver os nossos problemas de dentro.
Fonte: El Nuevo Diário. Foto: Alejandro Sanchez

Nenhum comentário:

Postar um comentário