domingo, 3 de setembro de 2017

Ao minuto: Coreia do Norte realiza novo teste nuclear. Trump condena "palavras e acções muito hostis e perigosas"

Norte-coreanos seguem as notícias num ecrã na capital Pyongyang
REUTERS/KYODO


Regime de Kim Jong-un garante que testou nova bomba de hidrogénio, que pode ser inserida num míssil intercontinental. Coreia do Sul garante que EUA estão dispostos a fixar no país os "activos tácticos mais poderosos" e equacionam "todas as opções" como resposta.

Coreia do Norte é o único país que testou armas nucleares no século XXI

Nota o Washington Post que nenhum outro país para além da Coreia do Norte testou armas nucleares durante este século. E Pyongyang fê-lo já seis vezes em apenas onze anos.

Como também já tinha referido este domingo a Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares (OTPTEN ou CTBOT, na sigla em inglês), os norte-coreanos são os únicos a violar a "norma universalmente aceite" desde 1996 contra este tipo de ensaios.

No total, e que se saiba oficialmente, oito países testaram armas nucleares até hoje (as presumíveis actividades da África do Sul e de Israel neste campo nunca foram assumidas).

EUA e União Soviética, no contexto da Guerra Fria, realizaram o maior número de ensaios. França, Reino Unido, Paquistão, Índia e China são as restantes potências nucleares listadas.

Fonte: Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário