domingo, 3 de setembro de 2017

Coreia do Norte anuncia teste com sucesso de bomba de hidrogénio

Coreia do Norte anuncia teste com sucesso de bomba de hidrogénio
A Coreia do Norte anunciou este domingo ter testado, com sucesso, uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental. O anúncio surge depois de ter sido sentido um forte sismo na Coreia do Norte.

Pyongyang anunciou ter ensaiado com sucesso o lançamento de uma bomba de hidrogénio já depois do Japão ter confirmado que o regime de Kim Jong-Un tinha realizado um novo ensaio nuclear.

"Após ter analisado, entre outras, as informações da agência meteorológica, o governo do Japão confirma que a Coreia do Norte realizou um teste nuclear", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, aos jornalistas.

Segundo Taro Kono, Tóquio endereçou um protesto formal à embaixada da Coreia do Norte em Pequim ainda antes de ter confirmado que o abalo se deveu à realização de um ensaio nuclear, qualificando o ato de "completamente imperdoável". 

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica mundial, registou um abalo de magnitude 6,3 pelas 12h00 na hora de Pyongyang (04h30 em Lisboa), sinalizando a possibilidade de uma "explosão".

O tremor ocorreu a 24 quilómetros da localidade de Sungjibaegam, na província de Hamgyong Norte, no nordeste da Coreia do Norte, onde se localiza a base de Punggye-ri, que tinha sido já palco dos cinco testes nucleares levados a cabo até à data por Pyongyang, o último dos quais em setembro de 2016.

(Em Atualização)
RTPNotcias

Nenhum comentário:

Postar um comentário