Corrida terminou seis voltas mais cedo
O piloto Daniel Hegarty (Honda) foi hoje vítima de um acidente grave no Circuito da Guia, no Grande Prémio de Motos de Macau, que levou ao fim da corrida a seis voltas do final. O britânico acabou por morrer na ambulância.
Hegarty, de 31 anos, foi retirado de ambulância depois de, às 16:04 (08:04 em Lisboa), a meio da prova, ter batido na barreira na Curva dos Pescadores, de acordo com o relatório de incidentes da organização.
As primeiras informações indicavam que a situação de Daniel Hegarty era bastante grave. Mais tarde, num comunicado, a organização anunciou que o piloto morreu a caminho do hospital.
"É com grande pesar que a Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau informa que o corredor britânico sucumbiu aos ferimentos quando seguia na ambulância a caminho do Hospital Conde S. Januário", informou o coordenador da Comissão Organizadora, Pun Weng Kun.
"A comissão já contactou com a família e membros da equipa de Daniel garantindo que lhes será prestada toda a assistência. A Comissão Organizadora do Grande Prémio de Macau manifesta as mais sinceras condolências à família e amigos de Daniel", disse o responsável, numa comunicação à imprensa sem espaço para perguntas.
Esta era a segunda participação de Hegarty no Grande Prémio de Macau.
Após o acidente, a organização decidiu terminar a corrida, dando vitória ao britânico Glenn Irwin (Ducati), que ia na frente na altura. O pódio foi partilhado com outros dois britânicos: Peter Hickman (BMW), em segundo lugar, e o veterano Michael Rutter (BMW) em terceiro.
Momentos antes do início da corrida, o piloto português André Pires anunciou que não iria participar devido a uma avaria no motor.
Desde 2012 que não se registavam fatalidades no Grande Prémio de Macau.
Nesse ano, o português Luís Carreira, de 35 anos, morreu após um despiste durante a qualificação, também na Curva dos Pescadores, a zona mais rápida do Circuito da Guia.
Um dia depois, o piloto de Hong Kong Phillip Yau, de 40 anos, morreu aos comandos de um Chevrolet Cruze, na Taça CTM, ao embater contra uma parede, na curva do Hotel Mandarim, quando seguia a mais de 200 quilómetros por hora.
Foi nesse local que em 2005 morreu o francês Bruno Bonhuil, aos 45 anos, durante o aquecimento para a corrida de motos.
Em 1994, também no Grande Prémio de Motos, o japonês Katsuhiro Tottiori morreu na segunda manga da prova.
O japonês seguia sozinho na reta entre a curva dos Pescadores e a curva R quando uma paragem violenta da moto, devido a um problema mecânico, o projetou para fora da pista, tendo embatido nas rochas junto ao mar e falecido no local.
Em 1967, Dodje Laurel, o piloto filipino que maior projeção internacional conquistou, perdeu a vida na curva do Clube Marítimo, hoje curva do Hotel Mandarim, e ter embatido num poste de iluminação pública, capotando o carro que se incendiou de imediato.
Fonte: DN/Lusa
Foto: DR
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