Enquanto dormia...
... Depois de Trump ter imposto taxas de 50 mil milhões às importações chinesas, a China já lhe deu resposta.Planeia começar por impôr tarifas de 3 mil milhões sobre produtos norte-americanos e dar continuidade à guerra comercial iniciada pela Casa Branca. Que, contudo, poupou aos aliados da Europa os impostos sobre o aço e o alumínio.
Trump confirmou também (através do Twitter, claro), a troca de H.R. McMaster por John Bolton, um 'falcão' da era Bush, no cargo de conselheiro de Segurança Nacional. É mais uma escolha polémica do presidente norte-americano, que ontem perdeu ainda o seu advogado para a investigação à interferência russa nas eleições: John Dowd fartou-se de ver os seus conselhos serem ignorados.
No Brasil, o Supremo suspendeu a prisão imediata de Lula da Silva. A decisão sobre o recurso do habeas corpusapresentado pelo ex-presidente foi adiada para
Na Catalunha, a extrema-esquerda da CUP absteve-se e impediu a investidura de Jordi Turull como presidente do Governo regional. A nova sessão está marcada para amanhã, sábado, onde o ex-conselheiro só precisará de maioria simples. Só que antes, esta sexta-feira, Turull pode ser detido.
O FBI está a ajudar na investigação a Manuel Pinho. Segundo o CM, o Ministério Público pediu às autoridades norte-americanas colaboração para o caso das rendas pagas pelo Estado à EDP e as ligações à Universidade de Columbia.
Ainda dos jornais de da manhã, vem a confirmação oficial da entrada da Santa Casa no Montepio. Edmundo Martinho, em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, adiantou que o negócio será fechado nas próximas semanas, que o investimento rondará os 30 a 40 milhões de euros, mas não chegará para ficar com 2% do banco.
Outra informação relevante
O relatório sobre os incêndios de Outubro causou um verdadeiro fogo cruzado entre os peritos que avaliaram o que aconteceu e o ex-governante responsável pela coordenação no terreno na altura. São cinco as principais contradições entre o ex-secretário de Estado Jorge Gomes e os 12 especialistas da Comissão Independente. O Pedro Rainho e a Rita Tavares foram cruzar os dados de um lado e do outro.
As reações ao relatório começaram por vir precisamente do ex-secretário de Estado sem sequer informar o Governo. Em nome próprio, Jorge Gomes apontou para dados “falsos” da Comissão Técnica Independente, mas recebeu orespaldo imediato (de alívio?) de António Costa. A própria Comissão acabaria por admitir mais tarde "informação não totalmente correta".
Uma das grandes polémicas é a das regras da limpeza das matas. A Vera Novais passou um dia em Mação onde ouviu dúvidas, assistiu a guerras de vizinhos e percebeu o muito trabalho que está em causa. E no final deixou a pergunta fatal: valerá mesmo a pena fazer toda esta desflorestação agora?
Mudando para outro tema, a Educação Física deve ou não contar para a nota de entrada na Universidade? O Parlamento debate hoje projetos de resolução do Bloco de Esquerda e do PCP nesse sentido. Mas o Conselho de Escolas tem uma proposta alternativa e os pais estão divididos. A Ana Kotowicz ouviu todas as partes.
Na Saúde, os casos confirmados de sarampoaumentaram para 66 e mantém-se 37 em dúvida. Uma das causas para o surto é a não vacinação. A Vera Novais foi falar com especialistas para desmontar a retórica anti-vacinas em oito passos.
E pronto! Estalou o verniz entre Santana Lopes e Rui Rio. Antes da cimeira do PPE, em Bruxelas, depois de criticar exageros no caso Feliciano, Rio tinha dito que Santana lhe telefonara a explicar as críticas feitas no comentário na SIC Notícias. Santana desmentiu, garantiu que não dá explicações a ninguém sobre os seus comentários, e que quem lhe telefonou foi Rio.
Mas se internamente a vida de Rio não continua fácil, a relação com Costa vai bem e recomenda-se. O primeiro-ministro aproximou o seu discurso na Europa do do líder do PSD.
Cá dentro, o Governo vai criar uma nova taxa para penalizar as empresas que abusem dos contratos a prazo. A medida foi antecipada por Costa numa entrevista que só sairá na Visão da próxima semana, mas que fará parte do pacote que Vieira da Silva deve levar já hoje à concertação social.
Isto quando os parceiros da esquerda continuam a pressionar. Ontem Jerónimo acusou o PS de “sobranceria” nas leis laborais, incluindo para a cultura e as artes. Já o Bloco disse que o Governo tem margem legal para recuperar os 510 milhões pagos a mais à EDP.
A saga dos bilhetes do Benfica continua a adensar-se. Segundo a Visão, o clube recusou dar convites a políticos franceses porque nunca teve... “qualquer retorno” (fica a dúvida sobre o que aconteceu com os outros 1100 bilhetes oferecidos).
Já na novela da devolução da taxa de protecção civil em Lisboa, os senhorios vão ter de corrigir o IRS. Mas (que bom!) ficam livres de multas até 31 de julho.
A polémica do Facebook chegou a Portugal. A Deco questionou a empresa de Zuckerberg sobre a utilização de dados de perfis de portugueses e de cidadãos de mais quatro países. Mas imagina mesmo o que é que o Facebook sabe sobre nós e como o descobre? É melhor ler.
Os nossos Especiais
O que é o 'putinismo' e para onde é que ele nos leva, foi o tema do Conversas à Quinta. Depois da reeleição de Vladimir Putin para mais um mandato à frente da Rússia, José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debatem esteregime centrado no culto do homem forte e que desdenha as regras das democracias liberais, mas que tem muitos e inesperados admiradores.
Na Síria, o grupo rebelde de Ghouta oriental anunciouum cessar-fogo. Mas quem são, o que querem e o que fazem estes rebeldes de Ghouta que combatem Assad? O João de Almeida Dias explica.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre António Costa e a reforma da floresta: "O governo não pode usar a teoria da "limpeza da floresta" para esconder a sua responsabilidade na protecção das populações rurais. Porque foi essa protecção que falhou o ano passado".
- João Cândido da Silva escreve sobre o escândalo do Facebook: "No ambiente irrespirável das redes sociais, não admira que surja gente sem escrúpulos disposta a manipular. É o terreno ideal para espalhar as brasas que ameaçam consumir as democracias".
- Diana Soller escreve sobre Putin: "A eleição da Putin apenas confirma o que já sabíamos. Que a Rússia é uma ameaça à estabilidade e segurança da Europa. E que todos os estados do continente deveriam ter uma posição concertada".
- Paulo Tunhas escreve sobre educação política: "Os discursos sobre a economia nacional que falam grosso contra os chamados “mercados” e que alucinam as pernas tremelicantes dos banqueiros alemães são um exemplo perfeito da patologia da deliberação".
Notícias surpreendentes
Não acredito que ainda não tenha ouvido falar da "Casa de Papel", a série espanhola que está a conquistar o mundo?!. O André Almeida Santos entrevistou o autor da série-fenómeno: Álex Pina só queria ver ladrões a imprimir dinheiro.
Da televisão para a música. Porque Dylan tocou para 13 mil pessoas em Lisboa 50 anos de 'hits': e não se importou nada que as coisas tivessem mudado. E porque Papillon juntou-se a Slow J: e o hip hop em 2018 não vai ser o mesmo.
Como é quase fim de semana, vamos a sugestões. Primeirouma boa Taberna (Fina) para provar produtos frescos em Lisboa; depois uma festa onde só se vai de gola alta (mas com muito estilo); e, por fim, para relaxar, o Budokon, a nova tendência de yoga das estrela de cinema.
Para acabar em beleza, nada mais belo que uma nova aurora boreal. A NASA chamou-lhe Steve, e é uma coluna de luzes violetas (e por vezes verdes) com uma forma diferente da tradicional aurora. Os cientistas ainda estão a tentar compreendê-la.
Inspire-se nesta maravilha e a seguir mergulhe em todos os trabalhos que temos para poder ler no Observador nos próximos dias
Boa sexta-feira e bom fim de semana (com a moda a desfilar nas passerelles e nas ruas do Porto durante o Portugal Fashion)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário