sexta-feira, 2 de março de 2018

360º- D. Sebastião desapareceu em Alcácer do Sal e outros disparates dos alunos de História são culpa dos programas? E o quente pré Porto-Sporting

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... houve pré-acordo na Autoeuropa sobre os aumentos salariais, mas não sobre os novos horários de trabalho. As subidas de 3,2% (mínimo de 25 euros) eram uma das reivindicações da Comissão de Trabalhadores. A outra -- a dos novos horários que entrarão em vigor em agosto -- ficou para discutir em abril ou maio.
 
As bolsas afundaram depois dos impostos anunciados por Donald Trump às  importações de aço e alumínio. O Down Jones perdeu 500 pontos e Wall Street voltou a ter um dia para esquecer. "Cada dia é uma nova aventura", escreve o Washington Post sobre as consequências da volatilidade das decisões do presidente norte-americano. Em Portugal as perdas também foram acentuadas. E esta manhã Tóquio abriu a cair 3%.

Depois de Trump ter usado a mãe de todas as bombas, Putin anunciou o pai de todos os mísseis. O presidente russo anunciou uma nova linha de armas nucleares que já estão a ser testadas, podem atingir qualquer parte do mundo, são "indetectáveis e invencíveis". Os EUA desvalorizaram. Mas na CNN há quem fale em algo "arrepiante para todos".

Carles Puigdemont causou surpresa em Espanha e em concreto na Catalunha. A partir do exílio na Bélgica e via redes sociais, renunciou à presidência do governo catalão mas fez questão de indicar o seu substituto: Jordi Sànchez, que não só está preso, como também é inelegível. Em editorial, o El País diz que o "único programa dos independentistas já é só a agitação".

Hoje é dia clássico e de se começar a definir o campeonato. O FC Porto recebe no Dragão o Sporting a partir das 20h30 e uma vitória deixa os sportinguistas a oito pontos e com a luta pelo título muito mais difícil. Mas Jesus não acredita num desaire. Do lado dos leões, além do castigado Gelson, confirma-se a baixa de Bas Dost por lesão. Os portistas continuam sem poder contar com Danilo e Soares.


Nota ainda para o futebol na televisãoa RTP vai deixar de transmitir os jogos da Liga dos Campeões (que ainda não se sabe em que canal passará, o concurso termina hoje). Mas fica com a Taça e a Supertaça até 2020.




Outra informação importante 
Começa a pressão para Costa se definir. Mariana Mortágua exige que os socialistas clarifiquem o seu caminho até ao final da legislatura, em entrevista ao Miguel Santos Carrapatoso. “Mais cedo ou mais tarde o PS vai ter de decidir por que lado vai”, diz a bloquista. Que também critica o PSD de Rio e o papel de Marcelo na reaproximação entre PS e PSD.

Bloco que cometeu uma enorme "gaffe". Pediu que fosse ouvido em audição sobre o Portugal 2030 o antigo conselheiro de Estado e ex-presidente do Conselho Económico e Social Alfredo Bruto da Costa. O sociólogo morreu a 11 de novembro de 2016, aos 78 anos.

No PSD, o dia foi movimentado. Enquanto Fernando Negrão pedia desculpas aos deputados pelas críticas e "alguns exageros de linguagem", Rui Rio elogiava-lhe o tom "mais pausado" do primeiro debate e garantia também que a "turbulência no partido está atenuada". Talvez não por muito tempo, pois na reunião com Assunção Cristas (48 horas depois da que teve com Costa), acabou a dizer que o diálogo com o PS é tão natural como com o CDS. Mais tarde, mudaria a trajetória com o alerta de que a "economia está a definhar".

Na lei do financiamento partidário, os partidos decidiram ignorar o veto de MarceloPSD, PS, Bloco e PCP não alteram uma vírgula em relação ao fim do limite para a angariação de fundos. E apenas apresentaram alterações (à exceção do PCP) sobre o reembolso do IVA. A (nova?) lei é discutida e votada hoje de manhã. 

Será mais um tema para deixar o Presidente insatisfeito. Ontem Marcelo exigiu que a investigação sobre o roubo (e devolução com bónus) em Tancos “vá mais longe e fundo”. E não se mostrou agradado com as actuais conclusões.

No julgamento da Operação Fizz, o ex-procurador Orlando Figueira revelou ter recebido ameaças de morte. Por isso pediu segurança para si e para a sua advogada.


O mau tempo deixou marcas por todo o paísEstradas cortadasacesso ao Portinho da Arrábida em Setúbal destruído, voos cancelados, milhares de euros em prejuízos na Madeira, e mais de mil chamadas para os serviços de emergência. Por cá, a chuva e o vento vão continuar. Lá fora, a tempestade Emma está agora a provar o caos no Reino Unido, como mostra o The Telegraph, mas as imagens gélidas continuam por toda Europa como se pode ver na BBC.

A revista do Vaticano denunciou um escândalo de exploração do trabalho das freiras"Servem os homens da igreja, levantam-se de manhã para fazer o pequeno-almoço e vão dormir depois de o jantar ser servido", recebendo quase nada por isso. A responsável pelas freiras portuguesas diz que a situação "entristece a igreja". Uma das principais ativistas por um maior papel das mulheres na religião Católica diz que "são tratadas como pessoal de segunda".

Os nossos especiais 

El-Rei D. Sebastião desapareceu em Alcácer do Sal e outros (grandes) disparates dos alunos de História estão sintetizados em pelo menos dois livros. Será que tantos erros são culpa e devem obrigar a mudar os programas da disciplina que tem as piores médias? Ou vamos continuar a ter respostas que envolvem Hotel Saraiva de Carvalho, o Presidente Marquês de Pombal e um general Inverno? O Tiago Palma falou com os autores, professores e historiadores.

Quem são os chineses que querem comprar o petróleo da Gulbenkian? A Ana Suspiro conta a história da CEFC China Energy, que depois de uma ascensão rápida e de um grande negócio na Rússia, avançou para a compra da Partex e dos seguros do Montepio. O problema são as dúvidas sobre a investigação de corrupção nos EUA.

Na visita a S. Tomé, Marcelo homenageou as vítimas do massacre de Batepá. Mas não pediu desculpaE será que se deve pedir desculpa pela História dos povos? Este foi o tema do Conversas à Quinta desta semana, entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto. 


A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre a "normalidade" política em Portugal: "O alargamento da geringonça ao PSD prenuncia um regime de confusão política, baixa participação, e redução do Estado às fortalezas regionais da oligarquia".
  • João Cândido da Silva escreve sobre a eleição de Negrão e a entrada da Santa Casa no Montepio: "Fernando Negrão esteve bem ao escolher o tema do Montepio para confrontar António Costa. A missão da Santa Casa não é a de se comprometer com o resgate de bancos em apuros".
  • Diana Soller escreve sobre o conflito na Síria: "Tornámo-nos um conjunto de países insensíveis que não está preocupado com o resto da humanidade? Não. O que mudou foram sobretudo duas coisas: as lições da história recente e o contexto internacional". 
  • Michel Seufert escreve sobre os apoios públicos a alunos o privado: "O esquema mental é visível no governo desde o início: perante políticas que permitem um acesso mais aberto ao ensino que as famílias livremente escolhem, há que conter o acesso de famílias carenciadas".
Notícias surpreendentes
É uma das últimas tendências das dietas: as detox. Mas que febre é esta de limpar o corpo? E funciona? A Vera Novais foi falar com especialistas que alertam para fraude, desequilíbrios e até riscos de doenças graves.
 
Para algo completamente diferente, a partir de amanhã poder aprender a cozinhar com os chefs do hotel RitzHá aulas de pastelaria, cocktails, sushi e muito mais. As inscrições já estão abertas não é Diogo Lopes?

Quais foram os gadjets que mais chamaram a atenção no World Mobile Congress de Barcelona? O Manuel Pestana Machado elegeu sete, entre eles um telemóvel que faz lembrar o filme Matrix, um robot que lê emoções e óculos como os do Vegeta, do Dragon Ball. E testou-os todos.

A funkeira brasileira Ludmilla chegou... chegando. E para quem gosta há concertos em Lisboa e Esposende hoje e amanhã. A 9 e 10 de março é a vez do techno de Detroit para dançar no Beato com os Octave One.

Há uma nova série a conquistar o mundoChama-se "Lua de Papel", é espanhola, passa na Antena 3, e as máscaras à Dalí e os macacões das personagens são já dos acessórios mais procurados. Depois de 13 episódios iniciais, a segunda parte chega à Netflix a 6 de abril. Está tudo na Maag. (ah, e até tem fado na banda sonora).

Vai ser um fim-de-semana em cheio. Começa esta noite com o clássico FC Porto-Sporting e só termina na madrugada de segunda com a cerimónia dos Óscares, depois de um domingo que tem final do festival da Canção, eleições em Itália e referendo no SPD alemão. Se não quer perder pitada de nenhum dos grandes temas é fácil: esteja atento ao Observador

Bom fim-de-semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário