sábado, 3 de março de 2018

Porto e mais Porto – e fauna e flora em Lisboa

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Aqui na Fugas, já perdemos a conta às vezes que demos destaque à cidade do Porto. Foram muitas – por vários motivos, mas o que mais interessa é que a cidade merece. Desta vez, porque este sábado o PÚBLICO se abre e se mostra ao Porto, quisemos dar um novo passeio pela Invicta. E eu fiz uma maldade à Mara Gonçalves, que conhece mal a cidade que adoptei vai para 20 anos – tantos quantos levo de PÚBLICO, que na segunda-feira comemora 28, longa vida ao PÚBLICO! Pedi então à algarvia Mara – que vive em Lisboa e por acaso tem 28 anos – que passasse três dias no Porto e que andasse ao sabor do vento (foi mais da chuva, na verdade) e das sugestões que fosse ouvindo de quem encontrava na rua. O resultado está aqui e mostra-nos uma cidade sem Clérigos e sem Lello, mas com BECUH, Casa Bô, sandes de presunto em Campanhã e uma varanda sobre o rio que se chama Mirajazz. Entre pelo Porto adentro – e, já agora, se andar na rua venha ter connosco ao Hard Club, o nosso Festival P ainda está no ar.
Já que andamos pelo Porto, mais uma sugestão para pôr na sua agenda: trate de fazer a marcação online para ir conhecer o Euskalduna Studio, o restaurante de Vasco Coelho Santos que anda nas bocas do mundo. Fica na Rua de Santo Ildefonso, recebe apenas 16 comensais por noite (não serve almoços), mas a experiência, garante a Alexandra Prado Coelho, que lá se sentou ao balcão, vale cada euro que se paga.
Para quem estiver em Lisboa, temos duas sugestões: conhecer o Fauna & Flora, o projecto de Joana Faria na Madragoa, que tem comida para todos os gostos, do pequeno-almoço ao jantar, conta-nos a Cristiana Faria Moreira; e pernoitar no Eurostars Museum, onde a Carla B. Ribeiro já dormiu com séculos de história à cabeceira.
Já para quem anda por Braga, aconselha-se uma visita ao Copo A Copo que, escreve o José Augusto Moreira, sendo um espaço "entre o restaurante de moda e a pretensão de bar de vinhos", tem na cozinha a sua mais-valia. A crítica serve-se aqui.
A grande viagem desta semana leva-nos à Tailândia, à boleia do Humberto Lopes. Ele aproveitou os 500 anos do tratado de amizade que Portugal firmou com o Sião, o grande país do Oriente à época, para nos levar num itinerário através das marcas históricas que originaram a moderna Tailândia, de Sokhuthai a Ayutthaya e a Thonburi. Vamos?
Estamos conversados por hoje. Marcamos encontro para a semana à mesma hora? Até lá, boas viagens e vá passando sempre por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário